Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16662
Tipo: TCC
Título: A receptividade de crianças e adolescentes à narração de histórias míticas
Autor(es): Varandas, Vitor Ariel Ortega
Primeiro Orientador: Aquino, Thiago Antônio Avellar de
Resumo: Este trabalho é constituído por duas partes integradas: uma articulação teórica onde definimos o que é narrativa e a contação de histórias como um gênero narrativo; a importância da contação de histórias como ferramenta pedagógica, bem como as especificidades da narrativa mítica. Através da teoria do imaginário de Durand, o inconsciente coletivo de Jung e a visão pedagógica do mito de Campbell, criamos um olhar epistemológico para realizar uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com estudantes do ensino fundamental da EMEF Chico Xavier da cidade de João Pessoa, Paraíba. A amostra foi constituída por 77 estudantes (39 meninos e 38 meninas), com idades de 10 a 14 anos, matriculados entre o 5o e o 9o do Ensino Fundamental. Após uma intervenção de caráter artístico onde os mitos do Roubo do Martelo de Thor, O Rapto de Perséfone, O Nascimento de Brama e a Morte de Osíris foram narrados em um modelo de contação de histórias tradicional, um questionário de natureza qualitativa e quantitativa foi aplicado e posteriormente analisado com auxílio do software SPSS. Neste questionário buscou- se saber a receptividade dos alunos em relação a contação de histórias, sua receptividade aos mitos, suas experiências prévias com a contação de histórias tradicionais e sua capacidade de percepção da linguagem simbólica-imagética contida nos mitos. Buscamos então correlações entre esses dados e idade, gênero, satisfação geral de vida, religiosidade e acesso a formas tradicionais e modernas de entretenimento. Os resultados sinalizaram que a amostra participante se mostrou receptiva as narrativas e ao conteúdo mítico contido nelas, independente do perfil sóciodemográfico. Além disso, uma parcela dos alunos se apresentou particularmente sensível ao conteúdo mítico e imagético. Esses dados foram então discutidos e uma proposta de instrumentalização tanto para a educação em geral, como para o Ensino Religioso em especifico foram propostas.
Abstract: Two integrated parts constitute this work, a theoretical articulation where we define what is narrative and storytelling as a form of narrative, the importance of storytelling as a pedagogical tool, as well as the specifics of the mythic narrative. Through the imaginary of Durand, the collective consciousness of Jung and the pedagogical view of the myth from Campbell we create an epistemological view to make a qualitative and quantitative research with students from the EMEF Chico Xavier in the city of João Pessoa, Paraiba located in Brazil. We selected a sample made by 77 students (39 boys and 38 girls) between 10 and 14 years enrolled in the last years of Elementary School. After an artistic performance where the myths of the Theft of Thor’s Hammer, Persephone’s Abduction, Brahma’s Birth and the Death of Osiris were narrated in a traditional way of storytelling we applied a qualitative and quantitative quiz and then analyzed the results with the help of the software SPSS. In this quiz, we strived to learn the receptivity of the students regarding the storytelling, their receptivity regarding the myths, their previous experiences with traditional storytelling, and their capability of perceiving the symbolic and imagetic language held by the myths. We searched for correlations between this data and age, gender, general satisfaction with life, religiosity and accesses of traditional and modern forms of entertainment. The results show that the sample was receptive to the narratives and the mythic content in them, regardless of the socio-demographic profile. Moreover, a fraction of the students was particularly sensitive to the mythic and imagetic content. We then discussed the data and proposed an instrumentalization for general education and for Religious Teaching specifically.
Palavras-chave: Contação de histórias
Imaginário - religião
Mito
Ensino - religião
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16662
Data do documento: 31-Out-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAOV31102019.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons