Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEITE, EMELYNE STEFÂNIE LISBOA-
dc.date.accessioned2019-12-18T16:53:53Z-
dc.date.available2019-09-15-
dc.date.available2019-12-18T16:53:53Z-
dc.date.issued2019-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16680-
dc.description.abstractThe studies of metafictional narratives is evidently relevant for the understanding of fictional construction since they tend to reveal the writing process through its own diegesis. In this sense, Ian McEwan's novel The Daydreamer distinguishes itself by representing the creation of fictional narratives through imagination. In order to examine how metafiction is built in the narrative of The Daydreamer, this research is based on the defining theories of metafiction postulated by Linda Hutcheon, Patricia Waugh and Gustavo Bernardo. The specific objectives of this research are to analyze what are the metafictional resources that compose the novel and to examine how such resources dramatize the writing process. With this target in mind, we observed that the narrative of The Daydreamer can be divided into two levels: linguistic and diegetic structural, which present some viable resources for the building up of the metafictionality in the work. The analysis of these resources allowed us to see how metafictionality can be constructed through the handling of language and diegesis to produce effects on the act of reading, such as sonority, repetition and irony, or represent the transition between dimensions, or elicit a critical reading or, also, represent the process of creation and interpretation of the narrative, by making the process of writing visible. Imagination, in turn, as a central theme in The Daydreamer, mirrors the fictional construction of the novel.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-18T16:53:53Z No. of bitstreams: 1 ESLL09092019.pdf: 886984 bytes, checksum: 2e81ec341b7480f4a120e9b9c1021b20 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-18T16:53:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESLL09092019.pdf: 886984 bytes, checksum: 2e81ec341b7480f4a120e9b9c1021b20 (MD5) Previous issue date: 2019-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectmetaficção;pt_BR
dc.subjectficcionalidade;pt_BR
dc.subjectimaginação;pt_BR
dc.subjectThe Daydreamerpt_BR
dc.subjectMcEwan.pt_BR
dc.titleA mente que narra: leitura metaficcional de The Daydreamer, de Ian McEwanpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nobre, Lucia Fatima Fernandes-
dc.description.resumoOs estudos das narrativas metaficcionais mostram-se, evidentemente, relevantes para o entendimento da construção ficcional, uma vez que tendem a revelar o processo de escrita através da própria diegese. Nesse sentido, o romance The Daydreamer de Ian McEwan distingue-se por representar a criação de narrativas ficcionais através da imaginação. A fim de examinar como a metaficção é construída na narrativa de The Daydreamer, a presente pesquisa fundamenta-se nas teorias definidoras da metaficção postuladas por Linda Hutcheon, Patricia Waugh e Gustavo Bernardo. Os objetivos específicos desta pesquisa consistem em analisar quais são os recursos metaficcionais que compõem o romance e examinar como tais recursos dramatizam o processo de escrita. Com esse alvo em vista, constatamos que a narrativa pode ser dividida em dois níveis: o linguístico e o estrutural diegético, os quais apresentam alguns recursos viabilizadores da metaficcionalidade na obra. A análise destes recursos nos permitiu enxergar como a metaficcionalidade pode ser construída com o manuseio da língua e da diegese para produzir efeitos na leitura, como sonoridade, repetição e ironia, ou representar a transição entre dimensões, ou suscitar uma leitura crítica ou, ainda, representar o processo de criação e de interpretação da narrativa, ao evidenciar o fazer escritural. A imaginação, por sua vez, como tema central em The Daydreamer, espelha a construção ficcional do romance.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESLL09092019.pdf866,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.