Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMILANEZ, MARIA LUIZA DINIZ-
dc.date.accessioned2019-12-19T15:54:23Z-
dc.date.available2019-09-15-
dc.date.available2019-12-19T15:54:23Z-
dc.date.issued2019-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16692-
dc.description.abstractThe current popularity of The Handmaid’s Tale, by the Canadian author Margaret Atwood coincides with the recent return of conservative values and also the 4th feminist wave. Being written in a time where the feminist movement was going through a theorization and demand reevaluation moment (TOLAN, 2007), the dystopic world of The Handmaid’s Tale demonstrates the difficulties of women who live in a society where power is directed towards men; many common traits can be established given the present time. Thus, the following paper has as its main goal to analyze some of the female relations that take place in the book, observing the magnetism of these relations and the mechanisms used to perpetuate male power. Therefore, the research will have as a theoretical framework the texts written by Daly (1970), Schulder (1970), and Rich (1980); concerning the relationship between women and the Catholic Church, how this relationship was approached in the law at the time, heterosexuality as an institution and lesbian continuum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-19T15:54:23Z No. of bitstreams: 1 MLDM10092019.pdf: 1435286 bytes, checksum: 29e2290ca7f7d03fa04629ea5db1028e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-19T15:54:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLDM10092019.pdf: 1435286 bytes, checksum: 29e2290ca7f7d03fa04629ea5db1028e (MD5) Previous issue date: 2019-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura canadensept_BR
dc.subjectMargaret Atwoodpt_BR
dc.subjectO Conto da Aiapt_BR
dc.subjectCrítica feministapt_BR
dc.subjectContinuum lésbicopt_BR
dc.titleNOLITE TE BASTARDES CARBORUNDORUM: UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES FEMININAS EM O CONTO DA AIA, DE MARGARET ATWOODpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Renata Gomes-
dc.description.resumoO retorno da popularidade da obra da autora canadense Margaret Atwood, O Conto da Aia, coincide com a atual onda política conservadora e o retorno da força do movimento feminista. Escrito em um momento onde o feminismo se encontrava em momento de teorização e reavaliação de demandas (TOLAN, 2007), o mundo distópico de O Conto da Aia demonstra, em sua narrativa, as dificuldades das mulheres que vivem em um mundo onde o poderio é masculino; podendo ser estabelecidas diversas conexões com a realidade em que vivemos. Isto posto, o presente trabalho possui como principal objetivo analisar algumas das relações femininas presentes na obra, de maneira a observar o magnetismo dessas relações e os mecanismos utilizados para perpetuar o poder masculino. Para tal, a pesquisa terá como embasamento os textos teóricos e críticos de Daly (1970), Schulder (1970) e Rich (1980); de maneira a abordar a relação da Igreja Católica com a mulher, como essa relação era refletida nas leis da época, o estudo da heterossexualidade como instituição e continuum lésbico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLDM10092019.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.