Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTORRES, POLIANNA FERREIRA DA SILVA-
dc.date.accessioned2019-12-19T16:00:56Z-
dc.date.available2019-09-15-
dc.date.available2019-12-19T16:00:56Z-
dc.date.issued2019-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16694-
dc.description.abstractA boneca surpresa L.O.L. Surprise foi criada em 2016 pela MGA Entertainment inspirada pela tendência de vídeos de “unboxing” no YouTube, onde crianças e adultos abrem embalagens de brinquedos, ou outros objetos, para mostrar aos espectadores como funcionam ou o que fazem. Sendo um brinquedo colecionável, com a possibilidade de mais de cem bonecas surpresa, a L.O.L. Surprise, que é um sucesso de vendas, explora o brincar pela descoberta das várias camadas envolvidas no “unboxing” da embalagem da boneca. O marketing da L.O.L. Surprise não envolve anúncios de TV e toda a sua estratégia é focada em vídeos no YouTube mostrando crianças abrindo (e/ou descobrindo) o brinquedo. É possível perceber que abrir a embalagem faz parte da experiência/brincadeira da L.O.L. Surprise, e consequentemente descobrir a boneca. Já que o crescimento da boneca norteamericana L.O.L, não só no Brasil mas ao redor do mundo (FROMM, 2019), é um tendência de sucesso crescente nos últimos anos (GREEN, 2018) , a pesquisa tem como objetivo descrever e analisar os aspectos multimodais das camadas da embalagem da boneca, percebendo como o elemento surpresa é construído através delas. Portanto, para a análise das camadas da embalagem nos apoiaremos na Gramática do Design Visual de Kress & Van Leeuwen (2006) e suas metafunções visuais, que derivam da linguística sistêmico-funcional de Halliday (1978). A descrição e a análise revelam um estímulo à curiosidade nas crianças, acentuado pelo aspecto interativo percebido através da linguagem verbal e visual, assim como uma tendência em direção ao consumismo e maior engajamento com as redes sociaispt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-19T16:00:56Z No. of bitstreams: 1 PFST09092019.pdf: 1730435 bytes, checksum: 53b63c94b7e1b78c952bd13f77a39855 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-19T16:00:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PFST09092019.pdf: 1730435 bytes, checksum: 53b63c94b7e1b78c952bd13f77a39855 (MD5) Previous issue date: 2019-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectToyspt_BR
dc.subjectmultimodalitypt_BR
dc.subjectsurprisept_BR
dc.subjectpackagept_BR
dc.subjectGrammar of Visual Desigpt_BR
dc.titleUNVEILING THE LAYERS OF L.O.L. SURPRISE: AN ANALYSIS THROUGH THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGNpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1de Almeida, Danielle Barbosa Lins-
dc.description.resumoThe L.O.L. Surprise doll was created in 2016 by MGA Entertainment inspired by the YouTube trend of “unboxing” videos, in which children and adults open toys packages, or other objects, and show to the viewers how it works or what it does. Being a collectible toy with the possibility of more than a hundred surprise dolls, L.O.L. Surprise, which is a best seller, explores playing from the unwrapping of the several layers involved in the unboxing of the doll’s package. The marketing of L.O.L. Surprise does not involve TV advertisements and all its strategy is focused on YouTube videos showing kids unboxing the toy. It is possible to perceive that opening the package, and consequently finding the doll, is part of the experience/play of L.O.L. Surprise. Since the rise of the North American doll L.O.L. is a trend not only in Brazil but all around the world (FROMM, 2019), it is a rising successful trend in last years (GREEN, 2018), this study aims at describing and analyzing the multimodal features of the layers of the doll’s package, perceiving how the surprise element is constructed through it. Therefore, to analyze the layers of the package, we will draw on Kress & Van Leeuwen’s Grammar of Visual Design (2006) and its visual metafunctions, which derive from Halliday’s Systemic Functional Linguistics (1978). The description and analysis reveal a stimulus to children’s curiosity, enhanced by the interactive aspect perceived through the verbal and visual language, as well as a tendency towards consumerism and social media engagementpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFST09092019.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.