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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16697
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, SIMONE RAMOS SILVEIRA-
dc.date.accessioned2019-12-19T16:14:24Z-
dc.date.available2019-09-15-
dc.date.available2019-12-19T16:14:24Z-
dc.date.issued2019-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16697-
dc.description.abstractGrounded on Labor Sciences (CLOT & FAITA, 2000), this study aims to investigate EFL student-teacher work, in special, an intern seeking to understand aspects which emerge via self-observation of a taped class at the Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. The research method consists of the above mentioned taped class, which was then discussed by means of student teacher self-observation, thus generating the corpus, i.e. the video transcript (ROCHA, 2017). In order to achieve the objective, the concepts of task and activity (SOUSA e SILVA, 2004) were discussed, as well as prescribed, accomplished and real work (CLOT, 2007). Therefore, in order to understand teacher's work, it is necessary to consider the invisible dimension of teaching, the real of activity (CLOT, 2007; LOUSADA, 2004), accessible, for example, through the aforementioned self-observation process. Adopting a qualitativeinterpretative paradigm, the analysis addresses themes which were revealed on selfobservation, that is, thought-provoking themes and subthemes that most impacted the intern teacher, in terms of aspects which can trigger teacher change in the context of teaching visually impaired language learners. Results suggest that aspects which were unveiled include material adaptation, and care with body conduct (touch, voice), in line with Dantas (2010, 2014). To conclude, in dialogue with the research questions, resignifications resulting from self-observation were presented, highlighting the fact that teacher change can further impact future students and inclusive education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-19T16:14:24Z No. of bitstreams: 1 SRSR09092019.pdf: 906628 bytes, checksum: 98b1694b336950819f8dda46eb30ee9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-19T16:14:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SRSR09092019.pdf: 906628 bytes, checksum: 98b1694b336950819f8dda46eb30ee9e (MD5) Previous issue date: 2019-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectestágio supervisionadopt_BR
dc.subjectlicenciatura em língua inglesapt_BR
dc.subjectformação inclusivapt_BR
dc.subjectInstituto dos Cegos da Paraíbapt_BR
dc.subjectreal da atividadept_BR
dc.titleO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NO INSTITUTO DOS CEGOS DA PARAÍBA: REFLEXÕES SOBRE O REAL DA ATIVIDADE POR MEIO DA AUTO-OBSERVAÇÃOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Reichmann, Carla Lynn-
dc.description.resumoA partir de conceitos das Ciências do Trabalho (CLOT e FAITA, 2000), a presente pesquisa investigará a atuação de uma professora-estagiária de língua inglesa em busca de perceber que aspectos emergem durante a auto-observação de uma regência filmada no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Como metodologia de pesquisa, a regência da professora-estagiária foi gravada em vídeo e o corpus foi gerado através da transcrição do áudio produzido durante a auto-observação da referida regência (ROCHA, 2017). Para o cumprimento do objetivo, foram feitas incursões sobre os conceitos de tarefa e atividade (SOUSA e SILVA, 2004); trabalho prescrito, realizado e real (CLOT, 2007); a fim de compreendermos o trabalho do professor e a dimensão invisível do fazer docente, ou seja, o real de sua atividade (CLOT, 2007; LOUSADA, 2004), acessível, por exemplo, através da já mencionada auto-observação. Na análise, seguindo o paradigma qualitativo-interpretativista, foram apresentados aspectos que foram revelados no processo de auto-observação, ou seja, foram investigados os temas e subtemas que mais impactaram a professora estagiária de modo a provocar mudanças em seu agir no ensino a deficientes visuais – mudanças que poderão render frutos para si, para seus futuros alunos e para a formação inclusiva – tais como a aprendizagem sobre a adaptação de materiais e o cuidado com a conduta corporal (toque, voz), alinhando-se a Dantas (2010, 2014). Para concluir, foram apresentadas ressignificações decorrentes da auto-observação, dialogando com as perguntas da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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