Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16708| Tipo: | TCC |
| Título: | O IMPACTO DO TEATRO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
| Autor(es): | SILVA, ELISANGELA BRUCE DA |
| Primeiro Orientador: | Deplagne, Luciana Eleonora de Freitas Calado |
| Resumo: | A formação de docentes inicia-se no ingresso à uma instituição de ensino superior, porém ela é continuada, ela implica em uma reflexão permanente acerca dos objetivos e da didática proposta ao longo da carreira acadêmica. O trabalho teve como objetivo mostrar o impacto do teatro na formação docente através de um relato de experiência. Para tal, é necessário entender que performance é, de modo geral, o ato onde um indivíduo dá vida à uma obra inanimada. E para tal embasamento usou-se os teóricos Paul Zumthor (2014), Renato Cohen (2002) e Jacó Guinsburg (2007) que trabalham a categoria performática. O teatro tem uma ligação muito íntima com a performance, é nele onde um público vai contemplar à uma peça/performance. A partir de uma adaptação para um seminário proposto por uma professora na graduação, pude vencer um bloqueio de me expressar em público e criar um empoderamento. Foi possível concluir que essa experiência proporcionou enxergar o teatro como instrumento no processo de formação de professores. |
| Abstract: | The training of teachers begins at the entrance to a higher education institution, but it is continued, it implies a permanent reflection on the objectives and the didactics proposed throughout the academic career. The work aimed to show the impact of theater on teacher education through an experience report. To do this, it is necessary to understand that performance is, in general, the act where an individual gives life to an inanimate work. The for theoretical background the Paul Zumthor (2014), Renato Cohen (2002) e Jacó Guinsburg (2007). The theater has a very close connection with performance, it is where an audience will contemplate a play / performance. From an adaptation to a seminar proposed by an undergraduate teacher, I was able to overcome a blockade of expressing myself in public and creating empowerment. It was concluded that this experience allowed us to see theater as an instrument in the process of teacher education. |
| Palavras-chave: | Teatro Performance Formação docente Gil Vicente |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16708 |
| Data do documento: | 15-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EBS09092019.pdf | 898,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
