Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS , KARINA FERREIRA SILVA DOS-
dc.date.accessioned2019-12-20T15:09:15Z-
dc.date.available2019-09-15-
dc.date.available2019-12-20T15:09:15Z-
dc.date.issued2019-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16710-
dc.description.abstractThis monograph consists of analyzing the textual production and its conception in the Brazilian Common National Curriculum Bafe of high school (2018), observing the language practices in the fields of action and the related competences and skills. This document provides a guidance on writing axis guidelines. These guidelines are explained in the Common National Curriculum Base of elementar school and briefly contextualized in the Commo National Curriculum Base of high school. Therefore, the documents intended for elementar and high school should be studied together, as they constitute a continuity of information. In addition, we researched about textual properties that are linked to textual productionm such as word repetition, cohesion and coherence, seeking to associate this with the participant’s primer in 2018 ENEM (National High School’s exam – 2018). Wich presents guideline for the writing of the essay, argumentative text, the most demanded genre of high school graduates, aiming at the entry into the university leve. This research has a qualitative and documentar methodology, wich uses the BNCC document as a corpus of analysis. As a theoretical basis, the authors considered Geraldi (1984), Antunes (2003; 2005; 2012) and Travaglia (1998), who approach textual production as a process of ideas. Finally, we conclude the imprtance of written practice in Portuguese classes, and the teacher’s role as mediator in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-12-20T15:09:15Z No. of bitstreams: 1 FFSS09092019.pdf: 1272665 bytes, checksum: 396b2d26be14a240d6faebaca7e4111e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-20T15:09:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FFSS09092019.pdf: 1272665 bytes, checksum: 396b2d26be14a240d6faebaca7e4111e (MD5) Previous issue date: 2019-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectTexto dissertativo-argumentativopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.titlePERSPECTIVAS SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS DO ENEMpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza. , José Wellisten Abreu de-
dc.description.resumoEsta monografia consiste em analisar como a produção textual é concebida na Base Nacional Comum Curricular (2018) e a relação entre as competências do ENEM e da BNCC, observando também as práticas de linguagem, os campos de atuação e as competências e habilidades relacionados. Esse documento traz orientações sobre o trabalho da escrita, oralidade, leitura e análise linguística na sala de aula, dos quais recortaremos às orientações relativas ao eixo da escrita. Tais orientações são explanadas detalhadamente na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental e contextualizadas, brevemente, na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Portanto, os documentos destinados para o Ensino Fundamental e Ensino Médio devem ser estudados em conjunto, pois se constituem em uma continuidade das informações. Além disso, pesquisamos acerca de propriedades textuais que estão diretamente ligadas à produção textual, tais como repetição de palavras, coesão e coerência, buscando associar isso com a cartilha do participante do Exame Nacional do Ensino Médio (2018), a qual apresenta orientações para a escrita do texto dissertativo argumentativo, tipo de texto mais amplamente exigido dos alunos egressos do EM, visando à entrada em nível universitário. Esta pesquisa tem uma metodologia de cunho qualitativo e documental, em que se utiliza o documento da BNCC como corpus da análise. Como aporte teórico, foram considerados os autores Geraldi (1984), Antunes (2003; 2005; 2012) e Travaglia (1998), que abordam a produção textual enquanto processo de ideias. Por fim, conclui-se a importância da prática escrita nas aulas de Português, e o papel do professor enquanto mediador na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FFSS09092019.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.