Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Rayssa Rafaella Leite-
dc.date.accessioned2017-07-21T19:42:11Z-
dc.date.available2016-11-24-
dc.date.available2017-07-21T19:42:11Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1674-
dc.description.abstractThis study aims to indicate the participation of the European Commission in the European policies in higher education and to understand if there has been an increase in this participation in comparison to the participation of the States. Besides the research in the existing literature, this paper used documents produced by the European Commission, European Council and meetings of Ministers nationally responsible for higher education, as well as reports of monitoring and follow-up groups of initiatives in the area, to identify the participation of the European Commission in the formulation of educational policies. The analysis show that the increase of Commission’s participation exist, considering a period prior to the Maastricht Treaty, but it was also followed by an increase of the participation of the States and of non-governmental actors in European policies in higher education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-07-21T19:42:11Z No. of bitstreams: 2 RFLB21072017.pdf: 1797471 bytes, checksum: 3f6924ab9909a00c24d0ce0d8f71fb42 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T19:42:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RFLB21072017.pdf: 1797471 bytes, checksum: 3f6924ab9909a00c24d0ce0d8f71fb42 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-12-01en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPolíticas europeias em educação superiorpt_BR
dc.subjectProcesso de Bolonhapt_BR
dc.subjectMétodo aberto de coordenaçãopt_BR
dc.subjectComissão europeiapt_BR
dc.titleA comissão europeia e as políticas europeias de educação superior: uma análise a partir do Processo de Bolonha e do Método Aberto de Coordenaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Aline Contti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249523J8pt_BR
dc.contributor.referee1Fróio, Liliana Ramalho-
dc.contributor.referee2Baccarini, Mariana Pimenta de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8641520D6pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de apontar participação da Comissão Europeia nas políticas europeias em educação superior e de compreender se houve algum aumento dessa participação em relação à participação dos Estados. Além da literatura presente, este trabalho usou de documentos produzidos pela Comissão Europeia, Conselho Europeu e reuniões de Ministros responsáveis, nacionalmente, pela educação superior, bem como relatórios de grupos de monitoramento e acompanhamento das iniciativas na área, para identificar a participação da Comissão Europeia nos ambientes de formulação das políticas educacionais. Foi analisado que o aumento de sua participação, tendo como referência um período anterior ao Tratado de Maastricht, existiu, mas também foi acompanhado pelo aumento da participação dos Estados e de atores não governamentais nas políticas europeias em educação superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFLB21072017.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons