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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1674
Tipo: | TCC |
Título: | A comissão europeia e as políticas europeias de educação superior: uma análise a partir do Processo de Bolonha e do Método Aberto de Coordenação |
Autor(es): | Batista, Rayssa Rafaella Leite |
Primeiro Orientador: | Castro, Aline Contti |
referee1 : | Fróio, Liliana Ramalho |
referee2: | Baccarini, Mariana Pimenta de Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de apontar participação da Comissão Europeia nas políticas europeias em educação superior e de compreender se houve algum aumento dessa participação em relação à participação dos Estados. Além da literatura presente, este trabalho usou de documentos produzidos pela Comissão Europeia, Conselho Europeu e reuniões de Ministros responsáveis, nacionalmente, pela educação superior, bem como relatórios de grupos de monitoramento e acompanhamento das iniciativas na área, para identificar a participação da Comissão Europeia nos ambientes de formulação das políticas educacionais. Foi analisado que o aumento de sua participação, tendo como referência um período anterior ao Tratado de Maastricht, existiu, mas também foi acompanhado pelo aumento da participação dos Estados e de atores não governamentais nas políticas europeias em educação superior. |
Abstract: | This study aims to indicate the participation of the European Commission in the European policies in higher education and to understand if there has been an increase in this participation in comparison to the participation of the States. Besides the research in the existing literature, this paper used documents produced by the European Commission, European Council and meetings of Ministers nationally responsible for higher education, as well as reports of monitoring and follow-up groups of initiatives in the area, to identify the participation of the European Commission in the formulation of educational policies. The analysis show that the increase of Commission’s participation exist, considering a period prior to the Maastricht Treaty, but it was also followed by an increase of the participation of the States and of non-governmental actors in European policies in higher education. |
Palavras-chave: | Políticas europeias em educação superior Processo de Bolonha Método aberto de coordenação Comissão europeia |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Relações Internacionais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1674 |
Data do documento: | 1-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Relações Internacionais |
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