Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1674
metadata.dc.type: TCC
Title: A comissão europeia e as políticas europeias de educação superior: uma análise a partir do Processo de Bolonha e do Método Aberto de Coordenação
metadata.dc.creator: Batista, Rayssa Rafaella Leite
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Aline Contti
metadata.dc.contributor.referee1: Fróio, Liliana Ramalho
metadata.dc.contributor.referee2: Baccarini, Mariana Pimenta de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apontar participação da Comissão Europeia nas políticas europeias em educação superior e de compreender se houve algum aumento dessa participação em relação à participação dos Estados. Além da literatura presente, este trabalho usou de documentos produzidos pela Comissão Europeia, Conselho Europeu e reuniões de Ministros responsáveis, nacionalmente, pela educação superior, bem como relatórios de grupos de monitoramento e acompanhamento das iniciativas na área, para identificar a participação da Comissão Europeia nos ambientes de formulação das políticas educacionais. Foi analisado que o aumento de sua participação, tendo como referência um período anterior ao Tratado de Maastricht, existiu, mas também foi acompanhado pelo aumento da participação dos Estados e de atores não governamentais nas políticas europeias em educação superior.
Abstract: This study aims to indicate the participation of the European Commission in the European policies in higher education and to understand if there has been an increase in this participation in comparison to the participation of the States. Besides the research in the existing literature, this paper used documents produced by the European Commission, European Council and meetings of Ministers nationally responsible for higher education, as well as reports of monitoring and follow-up groups of initiatives in the area, to identify the participation of the European Commission in the formulation of educational policies. The analysis show that the increase of Commission’s participation exist, considering a period prior to the Maastricht Treaty, but it was also followed by an increase of the participation of the States and of non-governmental actors in European policies in higher education.
Keywords: Políticas europeias em educação superior
Processo de Bolonha
Método aberto de coordenação
Comissão europeia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Relações Internacionais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1674
Issue Date: 1-Dec-2016
Appears in Collections:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFLB21072017.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons