Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16754
Tipo: TCC
Título: Treinamento e desenvolvimento nas organizações: estudo sobre a satisfação com o treinamento em uma instituição pública de ensino federal
Autor(es): Macena Neto, José Bezerra de
Primeiro Orientador: Mota, Flávio Perazzo Barbosa
Resumo: O treinamento tem papel importante para o desenvolvimento das organizações. Por isso, os gestores necessitam atentar para questões de planejamento, execução e avaliação. O objetivo desta pesquisa foi estudar a relação existente entre níveis de avaliação e a satisfação com o treinamento. Para tanto, realizou-se estudo na Universidade Federal da Paraíba, com servidores técnico-administrativos, por meio de coleta de dados com questionários. Utilizando modelo de regressão (estimação com base nos mínimos quadrados ordinários) e método stepwise (backward), verificou-se que o comportamento no cargo e a execução do treinamento foram os fatores influenciadores da satisfação com o treinamento na percepção dos servidores (40) que participaram da pesquisa. Os resultados sugerem, portanto, a importância de planejar o treinamento e executá-lo de acordo não só com a necessidade da instituição, mas também levando em consideração as modalidades, o público-alvo, o suporte organizacional.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Treinamento de pessoal
Desenvolvimento de pessoal
Gestão Pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16754
Data do documento: 30-Nov-2016
Aparece nas coleções:

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBMN06022020.pdf26,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons