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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16765
Tipo: TCC
Título: Análise de competências socioemocionais de gestores escolares na cidade de Santa Rita - PB
Autor(es): Silva, Altair Domingos da
Primeiro Orientador: Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo
Resumo: Este artigo teve como objetivo caracterizar a mobilização de Competências Socioemocionais (CSE) por gestores da área de educação da cidade de Santa Rita – PB, em seu ambiente de trabalho, baseado no modelo francês de competências amplamente aceito no Brasil, que compreende as competências como dinâmicas (LE BOTERF, 2003; RUAS, 2005; ZARIFIAN, 2001; DUTRA, 2004). Para alcançar os objetivos do estudo realizamos uma pesquisa de campo qualitativa exploratória com 11 escolas e 12 gestores, sendo dois da mesma escola. As escolas foram selecionadas levando-se em conta a acessibilidade e os dados foram coletados por meio de entrevista individual e semiestruturada. O método empregado para a análise dos relatos coletados foi a análise de conteúdo, numa abordagem abdutiva – referente à combinação sistemática entre os dados do campo e o referencial teórico (Dubois e Gadde, 2002). Como resultado o estudo revelou uma prática cotidiana da Competências Socioemoconais pelos gestores baseada na prática gerencial ao longo dos anos. Observou-se ainda a necessidade de formação continuada na área de gestão de pessoas, tendo em vista a falta de formação acadêmica dos gestores na área de Administração. Por fim, o estudo mostrou um aumento considerável do número de alunos na escola pública, favorecido por algumas ações principalmente na rede estadual de ensino, em detrimento da escola privada cujo número de alunos tem diminuído nos últimos anos da década de 2010. Esta situação provocou um considerável aumento nas demandas do gestor público e exigiu uma maior habilidade dos gestores privados na gestão financeira, levando ambos gestores a uma maior prática das Competências Socioemocionais.
Abstract: This article aimed to characterize the mobilization of Socio-Emotional Skills (CSE) by education managers in the city of Santa Rita - PB, in their work environment, based on the French competency model widely accepted in Brazil, which perceives competencies as dynamic (LE BOTERF, 2003; RUAS, 2005; ZARIFIAN, 2001; DUTRA, 2004). To achieve the objectives of the study, an exploratory qualitative field research was conducted with 11 schools in a sample of 12 managers, two managers from the same school, one responsible for the morning period in the Elementary School second phase segment and another responsible for the afternoon period in the segments Early Childhood Education and Elementary School first phase. The schools were selected considering accessibility and data were collected through semi-structured interviews. The method used for the analysis of the collected reports was the content analysis, in an abductive approach - referring to the systematic combination between the field data and the theoretical referential (Dubois e Gadde, 2002). As a result, the study revealed a daily practice of socioemoconal skills by managers based on managerial practice over the years. There was also the need for continuing education in the area of people management, given the lack of academic training of managers in the area of Administration. Finally, the study showed a considerable increase in the number of public school students, favored by some actions mainly in the state school system, to the detriment of the private school, whose number of students has been decreasing in the last years of 2010. This situation caused a considerable increase in the demands of the public manager and demanded a greater capacity of private managers in financial management, leading both managers to a greater practice of social and emotional skills.
Palavras-chave: Administração escolar
Gestão escolar
Competências Socioemocionais
Gestores escolares
Gestão de conflitos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16765
Data do documento: 10-Set-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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