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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16811
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Condicionantes do processo de inovação tecnológica na Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.creator: Silva, Elayne da Costa Vale
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, André Gustavo Carvalho de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem o objetivo de analisar os condicionantes do processo de inovação tecnológica na Universidade Federal da Paraíba. Especificamente, buscou-se caracterizar o processo de inovação tecnológica, identificar seus condicionantes e verificar as barreiras ao processo de inovação tecnológica na UFPB. A estratégia de pesquisa utilizada foi de estudo de caso e a análise foi empreendida por meio de análise de conteúdo. A coleta de dados se deu por meio de observações, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Para melhor análise dos fatores que têm influenciado o processo inovativo, os mesmos foram divididos nas seguintes categorias: fatores institucionais, fatores de gestão do processo inovativo e fatores inerentes ao produto. Evidenciou-se que as ideias que dão origem às inovações desenvolvidas na UFPB surgem das mais diversas fontes, associada à técnica e à metodologia. Ao perceber a oportunidade de desenvolvimento de um produto, a pesquisa adquire dois desdobramentos: a produção científica e o desenvolvimento do produto. São etapas do desenvolvimento do produto: definição da aplicação, concepção do conteúdo, protótipo, teste, validação dos resultados, produto e patente. Os principais facilitadores identificados foram: valorização dos esforços de inovação, atuação do INOVA, gestão do processo de inovação, gestão da equipe, habilidades e competências, risco, relacionamento interno, resistência à mudança. Os principais obstáculos disseram respeito a: políticas de gerenciamento, burocracia, estrutura e pessoas, trocas de gestão na UFPB e conflitos de interesse. Conclui-se que os resultados da pesquisa avançam na compreensão do processo de inovação e os respectivos condicionantes em instituições públicas de ensino superior, seja pela proposição de um modelo que expresse a realidade dos esforços de pesquisa, seja pela categorização e identificação de novos condicionantes àqueles constantes na literatura.
Abstract: The research is aimed to analyze the determinants of the technological innovation process in the Federal University of Paraíba. Specifically, it is sought to characterize the technological innovation process, to identify their determinants and to verify the barriers to the technological innovation process in the UFPB. Case study was adopted as research strategy and the analysis was done by means of content analysis. The data collection is occurred by means of observations, semi structured interviews and document analysis. In order to provide a better analysis of the factors that have influenced the innovative process, they were divided in the following categories: institution factors, management factors of the innovative process and factors inherent to the product. It is evidenced that the ideas that originate the innovations developed in the UFPB emerged from diverse sources, associated to technique and methodology. On perceiving the opportunity of development of a product, the research acquires two developments: the scientific production and the product development. The stages of the product development includes: definition of application, content conception, prototype, test, validation of results, product and patent. The main facilitators identified include valorization of innovation efforts, acting of the INOVA, innovation process management, team management, skills and competences, risk, internal relationship, resistance to change. The main obstacles are referred to management policies, bureaucracy, structure and people, changes in the UFPB management and interest conflicts. It is concluded that the research results advance in the comprehension of the innovation process and their respective determinants in public institutions of higher education, either by the proposal of a model that expresses the reality of the research efforts or by the categorization and identification of new determinants to those ones present in literature.
Keywords: Inovação no setor público
Instituições de ensino superior
Facilitadores e obstáculos à inovação
Innovation in the public sector
Higher education institution
Facilitators and obstacles to innovation
Inovação tecnológica
Inovação – UFPB
Facilitadores e obstáculos à inovação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16811
Issue Date: 11-Mar-2019
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes

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