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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16831
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTorres, Edileuza da Silva-
dc.date.accessioned2020-02-17T21:46:13Z-
dc.date.available2019-04-09-
dc.date.available2020-02-17T21:46:13Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16831-
dc.description.abstractThe present study analized the process of job precarization at teaching work in the context of Higher Education Institutions, with the substitute teacher of the Health Sciences Center as the main subject. The theoretical was based on studies about flexibilization, job insicurity and intensification of work and its unfolding in the working conditions of substitute teachers in the Federal Institutions of Higher Education. For this purpose, the methodological approach was qualitative guided by the phenomenological method, which is based on lived experiences. The technical research procedure used was the bibliographical and documentary research, and for the data gathering the interview was applied to the subjects (substitute teacher) of the Health Sciences Center. The analysis reports involving these subjects. We also used the analysis of brazilian law number 8745/93 and the notices for eventual data complementation. The results show that the process of job insecurity, flexibilization and intensification of teachers' work is present in the daily life of substitute teachers and has been firmly established by polyvalence, the way of hiring and the intensity of the work rhythm. The precarization stood in the Health Sciences Center by intensifying checked with the involvement of social time and the health of the interviewees. Furthermore, the lack of structural conditions for realization of the teaching activity and the vulnerability of the bond of work are factors that aggravate the process of precarization of labor of the substitute teacher of the Health Sciences Centerpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lourdes Teixeira (lourdes@biblioteca.ufpb.br) on 2020-02-17T21:46:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2690475 bytes, checksum: 66adcce79ce588f76498d66003a224c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-17T21:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2690475 bytes, checksum: 66adcce79ce588f76498d66003a224c7 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrecarização do trabalho docentept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProfessor substitutopt_BR
dc.subjectPrecarization of teaching workpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectSubstitute teacherpt_BR
dc.subjectCentro de Ciências da Saúde - UFPBpt_BR
dc.subjectTrabalho docente - Precarização-
dc.titlePrecarização do trabalho docente: o caso do professor substituto do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Maria da Salete Barboza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756002185521454pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0763566662700303pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisou o processo de precarização do trabalho docente no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), teve como sujeito principal o docente substituto do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba. A fundamentação teórica foi feita a partir de estudos realizados sobre flexibilização, precarização e intensificação do trabalho e seus desdobramentos nas condições de trabalho dos docentes substitutos nas Instituições Federais de Ensino Superior. Para tanto, a abordagem metodológica foi qualitativa pautada pelo método fenomenológico, que se baseia na experiência vivida. O procedimento técnico de pesquisa utilizado foi à pesquisa bibliográfica e documental, e para instrumento de coleta de dados foi utilizado à entrevista aplicado aos sujeitos (professores substitutos) do Centro de Ciências da Saúde e análise de relatórios da PROGEP envolvendo estes sujeitos. Recorremos também à análise da Lei nº 8.745/93 e dos editais para eventual complementação de dados. Os resultados mostram que o processo de precarização, flexibilização e intensificação do trabalho dos docentes está presente no cotidiano dos professores substitutos do Centro de Ciências da Saúde e vem se firmando pela polivalência, pela forma de contratação e pela intensidade no ritmo de trabalho. A precarização se destacou no CCS pela intensificação verificada com o comprometimento do tempo social e da saúde dos entrevistados. Além disso, a falta de condições estruturais para realização da atividade docente e a vulnerabilidade do vínculo de trabalho são fatores que agravam o processo de precarização do trabalho do professor substituto do CCSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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