Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16831
Tipo: Dissertação
Título: Precarização do trabalho docente: o caso do professor substituto do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Torres, Edileuza da Silva
Primeiro Orientador: Farias, Maria da Salete Barboza de
Resumo: Este estudo analisou o processo de precarização do trabalho docente no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), teve como sujeito principal o docente substituto do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba. A fundamentação teórica foi feita a partir de estudos realizados sobre flexibilização, precarização e intensificação do trabalho e seus desdobramentos nas condições de trabalho dos docentes substitutos nas Instituições Federais de Ensino Superior. Para tanto, a abordagem metodológica foi qualitativa pautada pelo método fenomenológico, que se baseia na experiência vivida. O procedimento técnico de pesquisa utilizado foi à pesquisa bibliográfica e documental, e para instrumento de coleta de dados foi utilizado à entrevista aplicado aos sujeitos (professores substitutos) do Centro de Ciências da Saúde e análise de relatórios da PROGEP envolvendo estes sujeitos. Recorremos também à análise da Lei nº 8.745/93 e dos editais para eventual complementação de dados. Os resultados mostram que o processo de precarização, flexibilização e intensificação do trabalho dos docentes está presente no cotidiano dos professores substitutos do Centro de Ciências da Saúde e vem se firmando pela polivalência, pela forma de contratação e pela intensidade no ritmo de trabalho. A precarização se destacou no CCS pela intensificação verificada com o comprometimento do tempo social e da saúde dos entrevistados. Além disso, a falta de condições estruturais para realização da atividade docente e a vulnerabilidade do vínculo de trabalho são fatores que agravam o processo de precarização do trabalho do professor substituto do CCS
Abstract: The present study analized the process of job precarization at teaching work in the context of Higher Education Institutions, with the substitute teacher of the Health Sciences Center as the main subject. The theoretical was based on studies about flexibilization, job insicurity and intensification of work and its unfolding in the working conditions of substitute teachers in the Federal Institutions of Higher Education. For this purpose, the methodological approach was qualitative guided by the phenomenological method, which is based on lived experiences. The technical research procedure used was the bibliographical and documentary research, and for the data gathering the interview was applied to the subjects (substitute teacher) of the Health Sciences Center. The analysis reports involving these subjects. We also used the analysis of brazilian law number 8745/93 and the notices for eventual data complementation. The results show that the process of job insecurity, flexibilization and intensification of teachers' work is present in the daily life of substitute teachers and has been firmly established by polyvalence, the way of hiring and the intensity of the work rhythm. The precarization stood in the Health Sciences Center by intensifying checked with the involvement of social time and the health of the interviewees. Furthermore, the lack of structural conditions for realization of the teaching activity and the vulnerability of the bond of work are factors that aggravate the process of precarization of labor of the substitute teacher of the Health Sciences Center
Palavras-chave: Precarização do trabalho docente
Ensino superior
Professor substituto
Precarization of teaching work
Higher education
Substitute teacher
Centro de Ciências da Saúde - UFPB
Trabalho docente - Precarização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16831
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons