Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16864
Tipo: TCC
Título: Mobile learning no ensino de química: um olhar para a geometria e propriedades das moléculas
Autor(es): Alves, Breno Xavier Porto
Primeiro Orientador: Lima Junior, Cláudio Gabriel
Resumo: Cada vez mais presentes no ambiente escolar, as novas tecnologias trazem desafios para o ensino e aprendizagem dos estudantes. Associar as possibilidades permitidas principalmente por dispositivos móveis ao ensino pode ser fundamental para a melhoria da aprendizagem desta geração de alunos. No ensino de Química, a visualização tridimensional das moléculas pode ser um verdadeiro obstáculo para a compreensão dos conteúdos, devido ao grau de abstração necessário por parte dos estudantes. Deste modo, o presente trabalho buscou avaliar uma proposta de ensino de geometria molecular, a partir do uso de um aplicativo, na perspectiva do mobile learning, do inglês, aprendizagem móvel. Para tanto, participaram da pesquisa 45 alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola estadual localizada em João Pessoa-PB. Foram ministradas quatro aulas sobre o conteúdo de geometria molecular, estruturadas nos Três Momentos Pedagógicos e os dados foram coletados a partir de questionários e foram analisados por meio da análise de conteúdo. A partir dos resultados, observou-se que 97% dos estudantes consideraram a experiência com o uso do celular nas aulas de química como positiva, e 93,9% consideraram que seu uso facilitou a aprendizagem. Quanto ao uso do aplicativo, 78,8% dos alunos consideraram que ajudou a compreender melhor o conteúdo abordado. Já quanto a metodologia, constatou-se que 100% dos alunos consideraram boa ou ótima. A análise dos resultados mostrou o maior interesse e motivação dos alunos na utilização dos celulares em atividades pedagógicas. Este trabalho, portanto, apresenta boas perspectivas para futuras pesquisas a serem desenvolvidas nesta temática.
Abstract: Increasingly present at school, new technologies bring challenges for teaching and student’s learning. Combining possibilities allowed by mobile devices with teaching can be fundamental to improve students’ learning of this generation. In teaching Chemistry, the tridimensional visualization of molecules may be a barrier to the comprehension of many topics, due to the high degree abstraction required for students. Thus, this research aims to evaluate a teaching proposal of molecular geometry, using a chemistry App, based on mobile learning. Therefore, 45 students of the 1st grade of high school of a public school, located in João Pessoa – PB, participated in the research. Organized on Three Pedagogical Moments, four classes were taught about molecular geometry. The data were collected with previous and final questionnaires and analyzed through content analysis. Based on the results, it was noticed that 97% of students consider positive the experience of using their smartphones in chemistry classes, and 93.9% consider that its use facilitated the learnign. As for the App, 78.8% of students consider that it helped to understand better molecular geometry. Regarding the approach, it was found that 100% of the sutudents consider good or great. The analysis of the results showed the students’ interest and motivation in using smartphones in pedagogical activities. For those reasons, this study presents good perspectives for future researches with this subject.
Palavras-chave: Mobile learning
Aplicativos no ensino de química
Ensino de geometria molecular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16864
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BXPA20022020.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.