Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Maria Richely Barbosa de-
dc.date.accessioned2020-02-27T17:35:11Z-
dc.date.available2019-04-17-
dc.date.available2020-02-27T17:35:11Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16888-
dc.description.abstractThis the sisaims to perform na interpretive analysis of the relationship between the human and then on human animal and its ethical and a esthetic implications in the novel called As horas nuas (2010), by Lygia Fagundes Telles, through the confrontation of the three narrative voices. The voices, alternating in chapters in the composition of the narrative, are: the actress Rosa Ambrósio, the cat Rahul and the omnisciente third person, contemplating the actions involving Ananta Medrado, analyst of the actress. For this, in Chapter I, there is there vision of historical anthropocentrism from the perspective of Animal Ethics and the critique of speciesism, undertakenby Peter Singer, in Animal Liberation; the question of the look at the relationship between the human and the non human animal, postulated by Jacques Derrida, in The Animal I Am Soon (below); and the analysis of dualism, doneby Val Plumwood, in Feminism and the Mastery of Nature. From this, Chapter II problematizes and proposes a revision of the traditional concept of anthropomorphization. Moreover, it correlates the two derridian ways (see / seeandbeseen) of relating to the non human animal with the way of writing it and, consequently, ofreading it in some non human animal images in the occidental literature narrative relevant to the discussion. Chapter III performs the literary interpretative analysis of the chosen corpus, starting from the dialogue between the three narrative voices. To this end, it relies on the philosophical considerations of the authors mentioned regarding the relationship between the human animal and the non human animal and examines the ethical-aesthetic implications.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-02-27T17:35:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1692691 bytes, checksum: 5ae3db84c432988faa68172ac60e3751 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-27T17:35:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1692691 bytes, checksum: 5ae3db84c432988faa68172ac60e3751 (MD5) Previous issue date: 2019-02-20en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLygia Fagundes Tellespt_BR
dc.subjectAs horas nuaspt_BR
dc.subjectEstudos animaispt_BR
dc.subjectAnimal studiespt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectAs horas nuas – Romance – Análise interpretativapt_BR
dc.subjectRomance – Análise interpretativapt_BR
dc.titleRelação animal humano e não humano no romance As horas nuas, de Lygia Fagundes Tellespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bora, Zélia Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177034631345545pt_BR
dc.creator.LattesLattes com dados insuficientes para identidade. Em 27/02/2020 - http://lattes.cnpq.br/3019746034885006pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva realizar uma análise interpretativa da relação entre o animal humano e não humano e suas implicações ético-estéticas no romance As horas nuas (2010), de Lygia Fagundes Telles, por meio do confronto das três vozes narrativas. As vozes, que se alternam em capítulos na composição da obra, são: a da atriz Rosa Ambrósio, a do seu gato, Rahul, e da terceira pessoa onisciente, contemplando as ações envoltas à Ananta Medrado, analista da atriz. Para tanto, no capítulo I, há a revisão do antropocentrismo histórico por meio da Ética Animal e da crítica ao especismo empreendida por Peter Singer, em Libertação animal; a questão do olhar na relação entre o animal humano e não humano, postulada por Jacques Derrida, em O animal que logo sou (a seguir); e a análise do dualismo, efetivada por Val Plumwood, em Feminism and the mastery of nature. A partir disso, o capítulo II problematiza e propõe uma revisitação do conceito tradicional de antropomorfização. Além disso, correlaciona os dois modos derridianos (ver / ver e ser visto) de se relacionar com o animal não humano com a forma de escrevê-lo e, consequentemente, de lê-lo em algumas imagens-textos do animal não humano na literatura narrativa ocidental pertinentes à discussão. O capítulo III efetua a análise interpretativa literária do corpus escolhido, a partir do diálogo entre as três vozes narrativas. Para isso, se apoia nas considerações filosóficas dos autores mencionados no que concerne à relação entre o animal humano e não humano e examina as implicações ético-estéticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivototal1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons