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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16906
Tipo: | Dissertação |
Título: | Arquiteturas do poder: cultura escolar e identidade no Grupo Escolar José Tavares (Queimadas-PB, 1935-1940) |
Autor(es): | Rodrigues , Taynnã Valentim |
Primeiro Orientador: | Bueno, João Batista Gonçalves |
Resumo: | Esse trabalho se envereda pelos caminhos da História da Educação sob a luz de inquietações que partem da perspectiva de pensar o Grupo Escolar José Tavares na Paraíba durante o período de 1935 a 1940, como fruto de diálogos estabelecidos com projetos políticos voltados para o espaço educacional. Para tanto, dialogamos com a conjuntura política que reverberou no Estado durante o período mencionado, momento no qual imperava o Argemirismo. Dentro desse recorte temporal é possível perceber a existência de projetos políticos com interesses direcionados para a educação primária, no tocante à fabricação de uma identidade nacional e regional, que podemos identificar por brasilidade e paraibanidade. Tais projetos ganharam corporeidade na estrutura dos Grupos Escolares. Para realizar essa discussão foi tomado como aporte a leitura de Pinheiro (2002), que destacou o momento de maior número de construções de Grupos Escolares na Paraíba como um Período de Euforia. Também partimos da leitura de Jorge Nagle (2001) com relação ao Entusiasmo pela Educação e Otimismo Pedagógico, e Marta Maria Chagas de Carvalho (1998) que realizou uma reflexão sobre a instituição escolar enquanto uma fôrma cívica pronta para moldar a população dentro dos interesses governamentais. Esse trabalho se mostra ainda aliado às narrativas de Aluízio Araújo. O mesmo teceu suas experiências discentes no Grupo Escolar José Tavares, instituição que nasceu no contexto da discussão a qual essa pesquisa se detém. As memórias de Seu Aluízio revelam traços da Cultura Escolar envolvida pelo projeto de brasilidade e paraibanidade. Além da bibliografia pertinente, metodologicamente a presente dissertação se faz articulada à análise documental de Mensagens e Relatórios de governo da Paraíba, arquivos escolares, Jornal da União, Revista do Ensino, e por fim, as memórias de Aluízio Araújo. |
Abstract: | This study embarks upon the roads of Education History under the light of worries stemming from the thinking perspective of the School Group José Tavares in Paraíba during the period from 1935 to 1940, as the result of established dialogues with political projects turned to the educational space. For this purpose, we dialogued with the political conjuncture which reverberated in the State during the aforementioned period, a moment in which the Argemirismo reigned. Within this temporal cut it is possible to notice the existence of political projects with interests directed to primary education, in relation to the fabrication of a national and regional identity, which we can call brasilidade and parabanidade. Such projects gained corporeity in the structure of the School Groups. To make this discussion, it was used as reference Pinheiro‟s interpretation (2002), which highlighted the moment of bigger School Groups‟ constructions in Paraíba such as Período de Euforia. We also used Jorge Nagle‟s reading (2001) in realtion to Entusiasmo pela Educação and Otimismo Pedagógico, and Marta Maria Chagas de Carvalho (1998) that did a reflection on the educational institution as a civic mold ready to shape the population within the governmental interests. This work is also allied to the narratives of Aluízio Araújo. He gave his student experiences in the School Group José Tavares, institution that was bron from the context of the discussion to which this research stems from. Mr. Aluízio‟s memories reveal traces of the School Culture surrounding by the Project of brasilidade and paraibanidade. Besides the pertinent bibliography, methodologically the current dissertation is made linked to the documental analysis of Messages and Reports of the government of Paraíba, school files, Union Journal, School Review, and finally, Aluízio Araújo‟s memories. |
Palavras-chave: | Argemirismo Brasilidade Cultura Escolar Grupo Escolar Paraibanidade School Culture School Group Escola primária Grupo Escolar José Tavares - Queimadas (PB) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16906 |
Data do documento: | 8-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História |
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