Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16921| Tipo: | TCC |
| Título: | Um estudo sobre a motivação na percepção dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFPB campus I |
| Autor(es): | Silva, Flávio Ribeiro da |
| Primeiro Orientador: | Araújo, Valdineide dos Santos |
| Resumo: | A motivação é imprescindível ao discente que almeja se tornar um profissional por meio dos seus estudos em uma universidade. Dessa forma, fez-se necessário uma pesquisa para saber em qual nível de motivação os estudantes se encontram. O objetivo desse trabalho foi realizar um estudo comparativo, tomando por base a Teoria da Autodeterminação, o nível de motivação de estudantes iniciantes e concluintes dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFPB Campus I. Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas de caráter descritivo, foi empregada a estratégia de pesquisa de levantamento e o instrumento de coleta de dados utilizada foi a Escala de Motivação Acadêmica (EMA), idealizado por Vallerand et al. (1989). Para análise dos dados foi realizada uma comparação entre o estudo desenvolvido por Andrade (2018) com os alunos de Ciências Contábeis da UFPB campus I e esse estudo que foi aplicado ao curso de Ciências Econômicas da UFPB com uma amostra de 59 alunos desde curso. Houve, mesmo que em uma parcela mínima de respostas, alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas que relataram estarem desmotivados. Estes resultados mostram a atenção que essa parcela, ainda que pequena, precisa ter por parte dos docentes para alcançarem seus objetivos. No entanto, os resultados de uma forma geral mostram que os discentes de ambos os cursos se encontram motivados com o curso que escolheram e dessa forma se empenham para extrair o máximo de informações para lograr êxito em sua vida profissional. |
| Abstract: | Motivation is essential for students who want to become a professional through their studies at a university. Thus, research was needed to know at what level of motivation students are. The objective of this work was to make a comparative study, based on the Self-Determination Theory, the motivation level of beginning and finishing students of the Accounting and Economic Sciences courses at UFPB Campus I. For the development of this work we used bibliographic research. The descriptive research strategy was used, and the data collection instrument used was the Academic Motivation Scale (EMA), designed by Vallerand et al. (1989). For data analysis a comparison was made between the study developed by Andrade (2018) with the students of Accounting Sciences at UFPB campus I and this study that was applied to the course of Economics at UFPB with a sample of 59 students from this course. There were, even in a minimal portion of responses, students from the Accounting and Economic Sciences courses who reported being unmotivated. These results show the attention that this portion, although small, needs to have on the part of teachers to reach their goals. However, the overall results show that students in both courses are motivated by the course they have chosen and thus strive to extract as much information as possible to succeed in their working life. |
| Palavras-chave: | Ciências Contábeis Ciências Econômicas Comparação Motivação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16921 |
| Data do documento: | 19-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FRS02032020.pdf | 806,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
