Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Iago Henriques de-
dc.date.accessioned2020-03-02T18:10:24Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2020-03-02T18:10:24Z-
dc.date.issued2019-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16924-
dc.description.abstractThis monograph aims to report the level of knowledge of incoming and outgoing students of Business Administration, Accounting and Economics at UFPB on financial education. Thus showing whether the curriculum of the courses contributes to students making better use of their resources. To this end, a descriptive survey was conducted, with a quantitative approach, enabling, with this tool, a better approach to the daily lives of individuals who participated in the sample. These degrees at UFPB have 1980 students with active enrollment, but 148 were interviewed to obtain the data analysis of this research. The study obtained in its results that the level of knowledge of the concluding students of Accounting Sciences was highlighted with 71% of the concluding students claiming to have a satisfactory level of knowledge about financial education. This index shows association in smaller proportion with contents present in the university classes and great family influence in the financial behavior, choosing parental behaviors such as the adoption of allowance and the discussion on budget and household expenses as important influences on the financial education of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-03-02T18:10:24Z No. of bitstreams: 1 IHF02032020.pdf: 1276610 bytes, checksum: 5594e6828fb6ef994a3e7db5d885bf5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T18:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IHF02032020.pdf: 1276610 bytes, checksum: 5594e6828fb6ef994a3e7db5d885bf5f (MD5) Previous issue date: 2019-09-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.titleEducação financeira: fatores de influência do conhecimento dos estudantes de administração, ciências contábeis e economia na UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira e Silva, Danielle Karla-
dc.description.resumoEsta monografia objetiva relatar os principais fatores que influenciam o conhecimento dos discentes ingressantes e concluintes de Administração, Ciências Contábeis e Economia da UFPB sobre educação financeira. Mostrando, assim se a grade curricular dos cursos contribui para os alunos utilizarem melhor os seus recursos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de levantamento, com abordagem quantitativa, possibilitando, com essa ferramenta, uma melhor aproximação do cotidiano dos indivíduos que participaram da amostra. As referidas graduações na UFPB possuem juntas 1980 discentes com matrícula ativa, porém foram entrevistados 148 para obtenção da análise de dados da presente pesquisa. O estudo obteve em seus resultados que o nível de conhecimento dos concluintes de Ciências Contábeis obteve destaque com 71% dos discentes concluintes afirmando ter nível satisfatório de conhecimento acerca de educação financeira. Esse índice mostra associação em menor proporção com conteúdos presentes nas aulas da universidade e grande influência familiar no comportamento financeiro, elegendo comportamentos parentais como a adoção de mesada e a discussão sobre orçamento e despesas domésticas como influências importantes na educação financeira dos filhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IHF02032020.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.