Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16924
Tipo: TCC
Título: Educação financeira: fatores de influência do conhecimento dos estudantes de administração, ciências contábeis e economia na UFPB
Autor(es): Freitas, Iago Henriques de
Primeiro Orientador: Vieira e Silva, Danielle Karla
Resumo: Esta monografia objetiva relatar os principais fatores que influenciam o conhecimento dos discentes ingressantes e concluintes de Administração, Ciências Contábeis e Economia da UFPB sobre educação financeira. Mostrando, assim se a grade curricular dos cursos contribui para os alunos utilizarem melhor os seus recursos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de levantamento, com abordagem quantitativa, possibilitando, com essa ferramenta, uma melhor aproximação do cotidiano dos indivíduos que participaram da amostra. As referidas graduações na UFPB possuem juntas 1980 discentes com matrícula ativa, porém foram entrevistados 148 para obtenção da análise de dados da presente pesquisa. O estudo obteve em seus resultados que o nível de conhecimento dos concluintes de Ciências Contábeis obteve destaque com 71% dos discentes concluintes afirmando ter nível satisfatório de conhecimento acerca de educação financeira. Esse índice mostra associação em menor proporção com conteúdos presentes nas aulas da universidade e grande influência familiar no comportamento financeiro, elegendo comportamentos parentais como a adoção de mesada e a discussão sobre orçamento e despesas domésticas como influências importantes na educação financeira dos filhos.
Abstract: This monograph aims to report the level of knowledge of incoming and outgoing students of Business Administration, Accounting and Economics at UFPB on financial education. Thus showing whether the curriculum of the courses contributes to students making better use of their resources. To this end, a descriptive survey was conducted, with a quantitative approach, enabling, with this tool, a better approach to the daily lives of individuals who participated in the sample. These degrees at UFPB have 1980 students with active enrollment, but 148 were interviewed to obtain the data analysis of this research. The study obtained in its results that the level of knowledge of the concluding students of Accounting Sciences was highlighted with 71% of the concluding students claiming to have a satisfactory level of knowledge about financial education. This index shows association in smaller proportion with contents present in the university classes and great family influence in the financial behavior, choosing parental behaviors such as the adoption of allowance and the discussion on budget and household expenses as important influences on the financial education of children.
Palavras-chave: Conhecimento
Discentes
Educação Financeira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16924
Data do documento: 18-Set-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IHF02032020.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.