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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16949
Tipo: | Dissertação |
Título: | O fenômeno hallyu e as práticas interacionais dos fãs brasileiros no contexto do processo do soft power da Coreia do Sul |
Autor(es): | Almeida, Naiane Batista de |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Ed Porto |
Resumo: | O fenômeno de propagação global de bens culturais sul-coreanos denominado Hallyu ou Onda Coreana, foi criado no fim da década 1990 a fim de desenvolver um diálogo ágil entre os diferentes países utilizando-se de uma estratégia de desenvolvimento econômico baseado nos preceitos do soft power, que visa promover um país através da atração dos bens culturais. Na contemporaneidade o uso do hibridismo na concepção dos produtos e a mediação das comunidades de fãs são importantes aspectos para o estabelecimento e a difusão do fenômeno mercado internacional. Portanto, o presente trabalho procura analisar as práticas interacionais e a organização das comunidades de fãs brasileiros na propagação do fenômeno Hallyu, a partir da perspectiva da difusão das séries, da música e da beleza conhecidos como K-dramas, K-pop e K-beauty. Aplicando o método dedutivo, saindo do geral para o particular, exploramos o surgimento do fenômeno no continente asiático, a expansão para o Ocidente através da propagação via fandoms até a chegada ao Brasil. No decorrer da pesquisa vimos como a difusão de fã estimulou o crescimento da visibilidade da Onda Coreana na sociedade brasileira, assim como a formação de novas identidades. |
Abstract: | The South Korean cultural spread phenomenon denominated Hallyu or the Korean Wave, was created in the end of 1990 decade with the purpose of developing an agile dialogue among many countries, using a strategy of develoment based on soft power precepts, which aims on promoting a country through the attraction of their cultural goods. Nowadays the use of hybridity in concepting the goods and the mediation in the fans comunities are important aspects to establish and spread this phenomenon in the International Market. Therefore, this work aims at analysing the international practices as well as the organization of the Brazilian fans communities in the spread of the Hallyu phenomenon from the perspective of the diffusion of tv series, music and beauty known as K-dramas, K-pop, and K-beauty. Applying the deductive method, from the whole to the individual, we explored the appearance of the phenomenon in the Asian continent, the expansion to the West through the fandoms propagation til the arrival in Brazil. Through the research we perceived that the diffusion by the fans stimulated the growth and the visibility of the Korean wave in the Brazilian Society, so as the formation of new identities. |
Palavras-chave: | Fandom Hallyu Soft power Hibridismo Práticas interacionais Hybridity Interactional pratices Comunicação social – Hallyu (onda coreana) Culturas midiáticas Identidade Cultural – Coréia do Sul |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16949 |
Data do documento: | 27-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
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