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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16987
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Medeiros, Luana Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T19:05:57Z | - |
dc.date.available | 2013-10-16 | - |
dc.date.available | 2020-03-05T19:05:57Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16987 | - |
dc.description.abstract | This report describes the steps projetuais developing a product that provides incentives for the visually impaired child , investigating issues related to visual impairment (stimuli,limitations,among others) and identifying possible obstacles in environments use.The methodology is based Bonsiepe in Gui (1984 ) , as well as descriptive research , bibliographic and field held at the Foundation Center for Integrated Support Carrier disability ( FUNAD ) , through behavioral observations of the target audience , interviews with mothers and professionals and photographic record by consent . All research protocol was approved by the Ethics in Research , Center for Health Sciences , Federal University of Paraíba -CEP / CCS protocol number 0264 /11 . The need for this project arose based on studies it was observed that most of the visually impaired children are slow to stand and walk independently acquire , they need to know the environment in order to feel motivated to break the space safely , only will do when you can relate the object to the sound produced by it,through experimentation audio - tactile - kinesthetic .Given the dependence on the parents and the lack of mobility products for this audience , or even more affordable , is of great importance to design a product that has the function of guiding locomotion , allowing freedom to move around without dependent parents , having confidence in herself , offering incentives to provide a perception of spatial location , such as audio- tactile - kinesthetic , contributing to its development . | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jackson Rilton Lima Araujo Nunes (jackson@ccae.ufpb.br) on 2020-03-05T19:05:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LAM16102013.pdf: 14920157 bytes, checksum: 3bbfa15d7bc429e5d485cd2ea5babf37 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-05T19:05:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LAM16102013.pdf: 14920157 bytes, checksum: 3bbfa15d7bc429e5d485cd2ea5babf37 (MD5) Previous issue date: 2013-09-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Design inclusivo | pt_BR |
dc.subject | Visually impaired | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Inclusive design | pt_BR |
dc.title | Produto para auxiliar a locomoção da criança deficiente visual | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Renato Fonseca Livramento da | - |
dc.description.resumo | Este relatório descreve as etapas projetuais do desenvolvimento de um produto que proporcione estímulos para a criança deficiente visual, investigando questões relacionadas à deficiência visual (estímulos, limitações, dentre outras) e identificando os obstáculos existentes nos possíveis ambientes de uso. A metodologia utilizada é baseada na de Gui Bonsiepe (1984), assim como também pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo, realizada na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de deficiência (FUNAD), por meio de observações comportamentais do público alvo, entrevistas com as mães e profissionais e registro fotográfico, mediante termo de consentimento. Toda a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba- CEP/CCS, protocolo nº 0264/11. A necessidade deste projeto surgiu com base nos estudos realizados que foi observado que a maior parte das crianças deficientes visuais demoram a ficar de pé e a adquirir a marcha independente, elas precisam conhecer o ambiente para se sentirem motivadas a romper o espaço com segurança, que só o fará quando conseguir relacionar o objeto ao som produzido por ele, através de experiências áudio-táteis-cinestésicas. Tendo em vista a dependência aos pais na mobilidade e a escassez de produtos destinados a esse público, ou até mesmo a preços mais acessíveis, é de grande importância o projeto de um produto que possua a função de guiar a locomoção, possibilitando liberdade em se locomover sem depender dos pais, tendo confiança em si própria, oferecendo estímulos que proporcione uma percepção de localização espacial, tais como áudio-táteis-cinestésicas, contribuindo para o seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Design | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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