Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16987
Tipo: TCC
Título: Produto para auxiliar a locomoção da criança deficiente visual
Autor(es): Medeiros, Luana Araújo
Primeiro Orientador: Silva, Renato Fonseca Livramento da
Resumo: Este relatório descreve as etapas projetuais do desenvolvimento de um produto que proporcione estímulos para a criança deficiente visual, investigando questões relacionadas à deficiência visual (estímulos, limitações, dentre outras) e identificando os obstáculos existentes nos possíveis ambientes de uso. A metodologia utilizada é baseada na de Gui Bonsiepe (1984), assim como também pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo, realizada na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de deficiência (FUNAD), por meio de observações comportamentais do público alvo, entrevistas com as mães e profissionais e registro fotográfico, mediante termo de consentimento. Toda a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba- CEP/CCS, protocolo nº 0264/11. A necessidade deste projeto surgiu com base nos estudos realizados que foi observado que a maior parte das crianças deficientes visuais demoram a ficar de pé e a adquirir a marcha independente, elas precisam conhecer o ambiente para se sentirem motivadas a romper o espaço com segurança, que só o fará quando conseguir relacionar o objeto ao som produzido por ele, através de experiências áudio-táteis-cinestésicas. Tendo em vista a dependência aos pais na mobilidade e a escassez de produtos destinados a esse público, ou até mesmo a preços mais acessíveis, é de grande importância o projeto de um produto que possua a função de guiar a locomoção, possibilitando liberdade em se locomover sem depender dos pais, tendo confiança em si própria, oferecendo estímulos que proporcione uma percepção de localização espacial, tais como áudio-táteis-cinestésicas, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Abstract: This report describes the steps projetuais developing a product that provides incentives for the visually impaired child , investigating issues related to visual impairment (stimuli,limitations,among others) and identifying possible obstacles in environments use.The methodology is based Bonsiepe in Gui (1984 ) , as well as descriptive research , bibliographic and field held at the Foundation Center for Integrated Support Carrier disability ( FUNAD ) , through behavioral observations of the target audience , interviews with mothers and professionals and photographic record by consent . All research protocol was approved by the Ethics in Research , Center for Health Sciences , Federal University of Paraíba -CEP / CCS protocol number 0264 /11 . The need for this project arose based on studies it was observed that most of the visually impaired children are slow to stand and walk independently acquire , they need to know the environment in order to feel motivated to break the space safely , only will do when you can relate the object to the sound produced by it,through experimentation audio - tactile - kinesthetic .Given the dependence on the parents and the lack of mobility products for this audience , or even more affordable , is of great importance to design a product that has the function of guiding locomotion , allowing freedom to move around without dependent parents , having confidence in herself , offering incentives to provide a perception of spatial location , such as audio- tactile - kinesthetic , contributing to its development .
Palavras-chave: Deficiente visual
Crianças
Design inclusivo
Visually impaired
Children
Inclusive design
CNPq: CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Design
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16987
Data do documento: 26-Set-2013
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAM16102013.pdf14,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons