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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17009| Tipo: | TCC |
| Título: | Cadastramento de Obras de Arte Especiais em João Pessoa - PB |
| Autor(es): | Cardoso, Nathália Soares. |
| Primeiro Orientador: | Soares, Fábio Lopes |
| Resumo: | As Obras de Arte Especiais têm fundamental importância na transposição de obstáculos naturais ou artificiais. Devem ser executadas garantindo segurança e durabilidade durante a sua vida útil. A perda de desempenho natural da estrutura deve ser monitorada pelos órgãos responsáveis desde o início da sua utilização para identificar a necessidade de realização de manutenções. Há dificuldades de acesso a todos os elementos, sendo necessária a utilização de alternativas que permitam ao profissional ter proximidade o suficiente para detecção de anomalias. Como forma de auxiliar no processo mantenedor da estrutura, o cadastramento se mostra essencial para que o projetista da obra de reabilitação na estrutura tenha acesso às condições do projeto original. Assim, o presente trabalho teve como objetivo a identificação e georreferenciamento das Obras de Arte Especiais com a utilização do software de Sistemas de Informações Geográficas ArcGis. O sistema de coordenadas geodésicas utilizado foi o Universal Transversa de Mercator, Zona 25, que fazem parte do datum SIRGAS 2000, referencial adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a elaboração de mapas. Esse estudo foi realizado para o município de João Pessoa – PB e trecho da BR-230 entre o Km 12 e o Km 28,1. Em seguida, os dados foram exportados para o Google Earth, de modo que a tabela de atributos do ArcGis seja exibida ao clique do usuário sobre a marcação da Obra de Arte Especial. Foram cadastradas dez passarelas, cujos dados foram obtidos com mais facilidade por nove delas estarem localizadas em rodovias federais e fazerem parte do Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais (SGO) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A estrutura mista de concreto e aço é a mais adotada atualmente, devido à maior praticidade no seu processo construtivo. Foram cadastrados 26 viadutos e apresentadas informações detalhadas para os localizados nas principais vias da cidade quanto à fundação, geometria (dimensões) e tipologia estrutural. Foram cadastradas 34 pontes, com maior escassez de dados, muitas delas obras antigas e manutenidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Para as fundações, o mais comum era utilizar a fundação direta ou o tubulão, porém recentemente a estaca tem se popularizado mais, sobretudo devido ao avanço nos seus processos executivos. João Pessoa segue a tendência do Brasil em priorizar a execução da obra em detrimento da inspeção, conforme Norma ABNT NBR 9452:2016, manutenção e monitoramento, pela falta de um cadastramento por parte de todos os órgãos responsáveis por Obras de Arte Especiais. Esperase que o cadastramento realizado nesse estudo seja utilizado para que posteriormente sejam estudadas outras características das Obras de Arte Especiais, visando o auxílio às inspeções |
| Abstract: | Engineering strucure are of fundamental importance to crossing over the natural or artificial obstacles. They must be executed ensuring safety and durability during their lifetime. The natural performance loss of the structure should be monitored by the responsible agencies from the beginning of its use to identify the need for maintenance. There are difficulties in accessing all elements, and it is necessary to use alternatives that allow the professional to be close enough to detect anomalies. As a way to assist in the structure maintenance process, registration is essential for the designing engineers of the rehabilitation designings in the structure to have access to the conditions of the original designing. Thus, the present work had as objective the identification and georeferencing of engineering structure with the use of a Geographic Information Systems software, ArcGis. The geodetic coordinate system used was the Universal Transverse Mercator, Zone 25, which is part of the SIRGAS 2000 datum, a reference adopted by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) for the elaboration of maps. This study was conducted in the city of João Pessoa - PB and BR-230 stretch between Km 12 and Km 28,1. The data was then exported to Google Earth so that the ArcGis attribute table is displayed when the user clicks on the engineering structure markup. Ten footbridges were registered, the data of which were most easily obtained by nine of them being located on federal highways and being part of the Engineering Structure Management System (SGO) of the National Department of Transport Infrastructure (DNIT). The mixed structure of concrete and steel is the most adopted today, due to the greater practicality in its construction process. Twenty-six viaducts were registered and detailed information was presented for those located on the main roads of the city regarding the foundation, geometry (dimensions) and structural typology. Thirty-four bridges were registered, with greater data scarcity, many of them old works and maintained by the João Pessoa Town Hall. For foundations, the most common was to use the direct foundation or caisson, but recently the pile has become more popular, mainly due to the advancement in its executive processes. João Pessoa follows the tendency of Brazil to prioritize the execution of the work over the inspection, according to ABNT NBR 9452:2016, maintenance and monitoring, due to the lack of registration by all bodies responsible for engineering structure. It is hoped that the registration performed in this study will be used to further study other characteristics of the engineering structure, aiming at assisting inspections for monitoring and maintenance. |
| Palavras-chave: | Cadastramento Obras de Arte Especiais |
| CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Engenharia Cívil e Ambiental |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17009 |
| Data do documento: | 25-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
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