Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo Neto, Gildemar Pereira de-
dc.date.accessioned2020-03-09T13:37:18Z-
dc.date.available2019-10-03-
dc.date.available2020-03-09T13:37:18Z-
dc.date.issued2019-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17015-
dc.description.abstractThe sidewalk is a necessary space for pedestrian circulation, but in João Pessoa, they have their condition of public space neglected. As the vehicle fleet grows, so does the demand for parking, and sidewalks become an attractive parking spot. This essay aims to study the main inadequacies in the sidewalks of the city of João Pessoa, by analyzing the correlation between these and parking lots for vehicles. To this end, an investigation was made of traffic laws and sidewalk execution and maintenance rules, as well as a literature review on public parking management. Using land use criteria and population income configuration, cases were analyzed in three neighborhoods in the city of João Pessoa: Centro, which has a low population but is the major commercial center of the city, therefore one of the major traffic generating hubs. ; Mangabeira; which is the most populous neighborhood and has a low per capita income; and Manaíra, which has a high density of buildings and verticalization, and is considered a prime neighborhood. Once the selection was made, site visits were made to assess compliance with the standards and make photographic records. What was observed through visual documentation was a flagrant disregard of the law, both by the driver as the compliance with traffic laws and by the owners of sidewalks that do not follow a standard and do not respect accessibility standards. It is evident that in all neighborhoods, there are the same problems and at first glance, it is not determinant that the income configuration of the population suggests changes in the results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Oneida Pontes (o-dpontes@ig.com.br) on 2020-03-09T13:37:18Z No. of bitstreams: 1 GPMN2019.pdf: 2812993 bytes, checksum: 55da5dd520b24e42ac9945e94c216235 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-09T13:37:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GPMN2019.pdf: 2812993 bytes, checksum: 55da5dd520b24e42ac9945e94c216235 (MD5) Previous issue date: 2019-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão de estacionamentopt_BR
dc.subjectIrregularidades nas calçadas.pt_BR
dc.titleUMA ABORDAGEM DO PROBLEMA DE ESTACIONAMENTO VERSUS CALÇADA : CASO DE JOÃO PESSOApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Clóvis-
dc.description.resumoA calçada é um espaço necessário para a circulação de pedestres, porém, em João Pessoa, elas possuem sua condição de espaço público negligenciado. Com o aumento da frota de veículos, aumenta também a demanda por estacionamento e as calçadas se tornam um atrativo como local para estacionar. O presente ensaio tem o intuito de estudar as principais inadequações existentes nas calçadas da cidade de João Pessoa, mediante a análise da correlação existente entre estas e os estacionamentos para veículos. Para tanto, fez-se uma investigação da legislação de trânsito e normas de execução e manutenção de calçadas além de uma revisão bibliográfica sobre gestão pública de estacionamento. Utilizando critérios de uso do solo e configuração de renda da população, foram analisados casos em três bairros na cidade de João Pessoa: o Centro, que possui uma baixa população, mas é o grande centro comercial da cidade, portanto um dos grandes polos geradores de tráfego; Mangabeira; que é o bairro mais populoso e possui uma baixa renda per capta; e Manaíra, que apresenta um alto índice de adensamento e verticalização dos edifícios, além de ser considerado um bairro nobre. Feita a seleção, foram realizadas visitas in loco para se avaliar o cumprimento das normas e realizar registros fotográficos. O que se observou a partir de registros fotográficos foi um flagrante desrespeito à legislação, tanto por parte do condutor quanto a obediência às leis de trânsito quanto por parte dos proprietários das calçadas que não seguem um padrão e nem respeitam as normas de acessibilidade. Fica evidente que em todos os bairros existe os mesmos problemas e à primeira vista, não é determinante que a configuração de renda da população sugira alteração nos resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Cívil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPMN2019.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.