Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17015
Tipo: TCC
Título: UMA ABORDAGEM DO PROBLEMA DE ESTACIONAMENTO VERSUS CALÇADA : CASO DE JOÃO PESSOA
Autor(es): Macedo Neto, Gildemar Pereira de
Primeiro Orientador: Dias, Clóvis
Resumo: A calçada é um espaço necessário para a circulação de pedestres, porém, em João Pessoa, elas possuem sua condição de espaço público negligenciado. Com o aumento da frota de veículos, aumenta também a demanda por estacionamento e as calçadas se tornam um atrativo como local para estacionar. O presente ensaio tem o intuito de estudar as principais inadequações existentes nas calçadas da cidade de João Pessoa, mediante a análise da correlação existente entre estas e os estacionamentos para veículos. Para tanto, fez-se uma investigação da legislação de trânsito e normas de execução e manutenção de calçadas além de uma revisão bibliográfica sobre gestão pública de estacionamento. Utilizando critérios de uso do solo e configuração de renda da população, foram analisados casos em três bairros na cidade de João Pessoa: o Centro, que possui uma baixa população, mas é o grande centro comercial da cidade, portanto um dos grandes polos geradores de tráfego; Mangabeira; que é o bairro mais populoso e possui uma baixa renda per capta; e Manaíra, que apresenta um alto índice de adensamento e verticalização dos edifícios, além de ser considerado um bairro nobre. Feita a seleção, foram realizadas visitas in loco para se avaliar o cumprimento das normas e realizar registros fotográficos. O que se observou a partir de registros fotográficos foi um flagrante desrespeito à legislação, tanto por parte do condutor quanto a obediência às leis de trânsito quanto por parte dos proprietários das calçadas que não seguem um padrão e nem respeitam as normas de acessibilidade. Fica evidente que em todos os bairros existe os mesmos problemas e à primeira vista, não é determinante que a configuração de renda da população sugira alteração nos resultados.
Abstract: The sidewalk is a necessary space for pedestrian circulation, but in João Pessoa, they have their condition of public space neglected. As the vehicle fleet grows, so does the demand for parking, and sidewalks become an attractive parking spot. This essay aims to study the main inadequacies in the sidewalks of the city of João Pessoa, by analyzing the correlation between these and parking lots for vehicles. To this end, an investigation was made of traffic laws and sidewalk execution and maintenance rules, as well as a literature review on public parking management. Using land use criteria and population income configuration, cases were analyzed in three neighborhoods in the city of João Pessoa: Centro, which has a low population but is the major commercial center of the city, therefore one of the major traffic generating hubs. ; Mangabeira; which is the most populous neighborhood and has a low per capita income; and Manaíra, which has a high density of buildings and verticalization, and is considered a prime neighborhood. Once the selection was made, site visits were made to assess compliance with the standards and make photographic records. What was observed through visual documentation was a flagrant disregard of the law, both by the driver as the compliance with traffic laws and by the owners of sidewalks that do not follow a standard and do not respect accessibility standards. It is evident that in all neighborhoods, there are the same problems and at first glance, it is not determinant that the income configuration of the population suggests changes in the results.
Palavras-chave: Gestão de estacionamento
Irregularidades nas calçadas.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Cívil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17015
Data do documento: 10-Out-2019
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPMN2019.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.