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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17073
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Rosicleide Alves Silva de-
dc.date.accessioned2020-03-10T23:15:18Z-
dc.date.available2019-09-30-
dc.date.available2020-03-10T23:15:18Z-
dc.date.issued2019-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17073-
dc.description.abstractTechnology, as a process, has been improving over the years, bringing concepts and aids to various areas of modern society. One of the greatest exponents of this modernization is in the area of computing. In all professional and personal spheres, we can understand the use and necessity of using these digital tools. Accounting, as a science that changes and adapts along with this progress of modernity, has assimilated in its procedures this technological issue. One of the tools that accountants in Brazil use is the SPED, according to the legislation in force in the country. Such system keeps in a large database all taxpayers' accounting and tax information, aiming to promote integration between three governmental spheres: State, Municipal and Federal. Thus, the objective of this paper is to analyze the impacts of the implementation of SPED in the accounting offices of João Pessoa, according to the perception of the accountants acting in them. The purpose of this investigation was to examine whether this implementation has brought temporal and labor benefits to accountants within their work environment. Therefore, a questionnaire with 15 objective questions was applied, for which 40 answers were obtained. It was concluded that SPED was able to simplify ancillary obligations, along with reducing operational errors of information releases. Also add the gain in time with tax procedures. The results also point to a significant decrease in paper use during accounting activities. It was noted, therefore, that there was a time saving by most respondents, as well as the minimization of operational errors. However, we can see that in the view of the responding accountants, even by evaluating the positive impacts of the implementation of SPED brought to the offices, there is still no recognition that professionals would like, valuing their profession.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hadrielly Oliveira (hadrielly21@gmail.com) on 2020-03-10T23:15:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RASA10032020.pdf: 1571281 bytes, checksum: a50e2fa05ee5fe4f6c754d7a19fbe26b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInformação contábilpt_BR
dc.subjectSistemas de gerenciamento de informaçõespt_BR
dc.subjectEscrituração contábilpt_BR
dc.subjectEscrituração digitalpt_BR
dc.subjectSistema Público de Escrituração Digital (SPED)pt_BR
dc.titleImpactos da implementação do Sistema Público de Escrituração Digital: a percepção dos contadores nos escritórios de contabilidade de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Mateus Alexandre Costa dos-
dc.description.resumoA tecnologia, enquanto processo, vem aperfeiçoando-se com o passar dos anos, trazendo consigo conceitos e auxílios a várias áreas da sociedade moderna. Um dos maiores expoentes desta modernização está na área da computação. Em todas as esferas profissionais e pessoais, podemos perceber o uso e necessidade da utilização destas ferramentas digitais. A contabilidade, na qualidade de ciência que se modifica e se adequa juntamente com este progresso de modernidade, assimilou em seus procedimentos esta questão tecnológica. Uma das ferramentas que os contadores no Brasil utilizam é o SPED, de acordo com a legislação vigente no país. Tal sistema mantém em uma grande base de dados todas as informações contábeis e fiscais dos contribuintes, visando promover integração entre três esferas governamentais: Estadual, Municipal e Federal. Sendo assim, o objetivo deste trabalho, é analisar os impactos da implementação do SPED nos escritórios contábeis de João Pessoa, de acordo com a percepção dos contadores atuantes neles. Tal investigação teve como propósito examinar se esta implementação trouxe benefícios temporais e laborais no que concerne a profissionais da contabibilidade dentro de seu ambiente de trabalho. Para tanto, aplicou-se um questionário com 15 questões objetivas, para o qual foram obtidas 40 respostas. Concluiu-se que o SPED conseguiu simplificar as obrigações acessórias, juntamente com a redução de erros operacionais de lançamentos de informações. Some-se também o ganho em tempo com trâmites fiscais. Os resultados também apontam uma significativa diminuição no uso de papel durante atividades contábeis. Notou-se, portanto, que houve ganho de tempo por parte da maioria dos respondentes, assim como a minimização de erros operacionais. No entanto, podemos observar que na visão dos contadores respondentes, mesmo mediante a avaliação dos impactos positivos da implementação do SPED trouxe aos escritórios, ainda não há o reconhecimento que os profissionais gostariam, de valorização de sua profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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