Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17077
Tipo: TCC
Título: Percepção dos graduandos de Administração sobre a educação financeira: um estudo na Autarquia Municipal de Ensino Superior de Goiana - AMESG
Autor(es): Silva, Ruan Felipe Lopes da
Primeiro Orientador: França, Robério Dantas de
Resumo: A educação financeira é considerada uma ferramenta importante para a tomada de decisões financeiras de maneira consciente. A partir dessa afirmativa, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do curso de bacharelado em Administração da Autarquia Municipal de Ensino Superior de Goiana (AMESG) a respeito do tema “Educação Financeira”. Possui natureza descritiva e exploratória, e uma amostra que soma um total de 111 alunos. Os dados foram obtidos após aplicação de questionário de forma presencial na instituição. As questões foram construídas a fim de descrever a percepção dos alunos acerca da Educação Financeira, de identificar a importância atribuída pelo grupo à temática e, após isso, comparar a percepção deles de acordo com os gêneros identificados. Por meio dos resultados obtidos, verificou-se que 51,3% dos alunos possuem conhecimento sobre a Educação Financeira. Apesar do equilíbrio desse número, as respostas retrataram que ele não interfere na forma como planejam, gerem e utilizam o dinheiro. Diante desse cenário, os alunos se manifestaram interessados em aprofundar seus conhecimentos e reconheceram a importância do assunto, principalmente quando se vive em períodos de crise econômica.
Abstract: Financial education is considered an important tool for conscious financial decision making. From this statement, the present research aimed to verify the perception of the students of the bachelor degree in Business Administration from Autarquia Municipal de Ensino Superior de Goiana (AMESG) regarding the theme “Financial Education”. It has a descriptive and exploratory nature, and a sample totaling 111 students. Data were obtained after the application of a questionnaire in person at the institution. The questions were constructed in order to describe the students' perception about Financial Education, to identify the importance attributed by the group to the theme and, after that, to compare their perception according to the identified genders. Through the results obtained, it was found that 51.3% of students have knowledge about Financial Education. Despite the balance of this number, the answers showed that it does not interfere with the way they plan, manage and use money. Given this scenario, students expressed interest in deepening their knowledge and recognized the importance of the subject, especially when living in periods of economic crisis.
Palavras-chave: Educação financeira
Tomada de decisão
Controle financeiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17077
Data do documento: 16-Set-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFLS10032020.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons