Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Genciane Domingos da-
dc.date.accessioned2020-03-11T14:30:44Z-
dc.date.available2019-06-28-
dc.date.available2020-03-11T14:30:44Z-
dc.date.issued2019-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17090-
dc.description.abstractThis work has the general objective of recognizing and appropriating the benefits of the use of the Pythagorean Table in Elementary School from the 6th to the 9th year of the multiplication operation, enabling students to become more interested in the Mathematics discipline and a greater learning in a playful way. For this, the following specific objectives were cataloged: to elaborate a proposal of activities for the teaching of multiplication, with the aid of the Table of Pythagoras; to develop the proposal of activities involving ethnomathematics in the 6th to 9th grade classes; evaluate the proposed activities for teaching multiplication with the help of the Pythagorean Table; to motivate the students in a playful way with the use of the Pythagorean Table in order to reduce the lack of interest of the students in the discipline; exercise and stimulate logical reasoning and creativity through the Pythagorean Table. With the results obtained in a qualitative research carried out with 120 students of a Municipal School of the city of Pedro Régis, Paraíba, it was possible to verify that the multiplication is not dominated by the majority of the students, damaging the other contents dependent of her, however, doing use of the Pythagorean Table, this reality tends to change in a positive way, using a historical artifact as a playful methodology to captivate students and make the class dynamic, making it more productive.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-11T14:30:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GDS28062019.pdf: 1133655 bytes, checksum: 3099885e530f965b9fd331b245c77b9d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T14:30:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GDS28062019.pdf: 1133655 bytes, checksum: 3099885e530f965b9fd331b245c77b9d (MD5) Previous issue date: 2019-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectTábua de Pitágoraspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics (Elementary school)pt_BR
dc.subjectMultiplicationpt_BR
dc.subjectTable of Pythagoraspt_BR
dc.titleReflexões sobre o uso da Tábua de Pitágoras nas aulas de matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Givaldo de-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral reconhecer e apropriar-se dos benefícios do uso da Tábua de Pitágoras no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano quanto a operação de multiplicação, possibilitando aos alunos mais interesse pela disciplina de Matemática e uma maior aprendizagem de forma lúdica. Para isso, foi catalogado os seguintes objetivos específicos: elaborar uma proposta de atividades para o ensino de multiplicação, com o auxílio da Tábua de Pitágoras; desenvolver a proposta de atividades envolvendo a etnomatemática nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; avaliar a proposta de atividades para o ensino da multiplicação com o auxílio da Tábua de Pitágoras; motivar os alunos de forma lúdica com o uso da Tábua de Pitágoras com o intuito de diminuir a falta de interesse dos alunos na disciplina; exercitar e estimular o raciocínio lógico e a criatividade por meio da Tábua de Pitágoras. Com os resultados obtidos em uma pesquisa qualitativa realizada com 120 alunos de uma Escola Municipal da cidade de Pedro Régis, na Paraíba, foi possível constatar que a multiplicação não é dominada pela maioria dos alunos, prejudicando os demais conteúdos dependentes dela, no entanto, fazendo uso da Tábua de Pitágoras, essa realidade tende a mudar de maneira positiva, usando um artefato histórico como metodologia lúdica para cativar os alunos e fazer a aula dinâmica, tornando a mais produtiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GDS28062019.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons