Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Mirnah Leite Medeiros Mascarenhas-
dc.date.accessioned2020-03-11T16:20:32Z-
dc.date.available2019-02-21-
dc.date.available2020-03-11T16:20:32Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17092-
dc.description.abstractThis research aims to reflect about the contribution of a cultural policy in the struggle for recognition of minority groups. For that, Cultura Viva program is analyzed in its trajectory, conceptual frame works and impact on the lives of beneficiaries people, while contextualized in the history of Brazilian cultural policies. Based on the Theory of Recognition, it seeks to understand how the Brazilian State has related, throughout the twentieth century, to the cultural production of minority groups and how it approached the idea of cultural diversity, to encompass as the conquest of the cultural rights has been consolidating and contributing to the practice of a new cultural policy in the country since the 21st century, making possible the implementation of the Program. The practices of Centro de Referência Integral do Adolescente (Center for Integral Referral for Adolescents) are taken as a studying case, since an analysis of this cultural policy requires a look at its macro and micropolitical dimensions. It seeks to demonstrate that Cultura Viva, by recognizing, promoting and financing the actions of previously invisible agents, contributes to an institutional recognition and a recognition related to social esteem and subjectivity by providing experiences that enable subjects to “positively refer themselves to their concrete properties and capabilities” (HONNETH, 2003).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-11T16:20:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1791701 bytes, checksum: b82c5bf9e069501e79b9f2455fd47675 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T16:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1791701 bytes, checksum: b82c5bf9e069501e79b9f2455fd47675 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectDireitos culturaispt_BR
dc.subjectCultura vivapt_BR
dc.subjectPontos de culturapt_BR
dc.subjectCultural policypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectCultural diversitypt_BR
dc.subjectRecognitionpt_BR
dc.subjectCultural rightspt_BR
dc.subjectPolítica - Grupos minoritáriospt_BR
dc.subjectPrograma Cultura Vivapt_BR
dc.subjectProdução cultural – Grupos minoritáriospt_BR
dc.titleContribuições do Programa Cultura Viva na luta pelo reconhecimento: arte-educação para a cidadania no caso do Centro de Referência Integral do Adolescentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Teresa Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6597687025275700pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7607770160315332pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo de refletir sobre a contribuição de uma política cultural na luta pelo reconhecimento de grupos minoritários. Para tanto, o Programa Cultura Viva é analisado em sua trajetória, marcos conceituais e impacto na vida de indivíduos beneficiados, contextualizando-o no histórico das políticas culturais brasileiras. Tomando como base as reflexões presentes na Teoria do Reconhecimento, busca-se entender de que maneira o Estado brasileiro se relacionou ao longo do século XX com a produção cultural de grupos minoritários e como abordou a ideia de diversidade cultural, até abranger como a conquista dos direitos culturais vem se consolidando e contribuindo para a prática de uma nova política cultural no país a partir do século XXI, possibilitando a implementação do Programa. As práticas do Centro de Referência Integral do Adolescente são tomadas como estudo de caso, já que uma análise desta política cultural exige um olhar para suas dimensões macro e o micropolíticas. Procura-se demonstrar que o Programa Cultura Viva, ao reconhecer, promover e financiar a ação de agentes que antes eram invisibilizados, contribui para um reconhecimento institucional e para um reconhecimento relacionado à estima social e subjetividade ao proporcionar experiências que possibilitam aos sujeitos “referir-se positivamente a suas propriedades e capacidades concretas” (HONNETH, 2003).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSociologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivototal1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons