Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lucas Bezerra da-
dc.date.accessioned2020-03-11T18:08:51Z-
dc.date.available2019-10-04-
dc.date.available2020-03-11T18:08:51Z-
dc.date.issued2019-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17102-
dc.description.abstractThe present work had as general objective to use the software Microsoft Excel in the approach of the initial concepts of the function of the 1st and 2nd degree. In order to reach the objectives, a bibliographical review was made about the teaching of the function of the first and second grades in the 9th grade of Elementary School, about the use of technology in the teaching of mathematics. It was also analyzed two textbooks from two different publishers. As methodological techniques: the descriptive and exploratory research, the procedures the research is bibliographic and the case study, as the approach to the problem the research was qualitative. A didactic sequence was built that had as its general objective: to enable skills in the study of the function of the first and second degree. Using Excel software, as a possibility to encourage students motivating them to search for mathematical knowledge, and arouse in the mathematics teacher the search for new methodology in the classroom. As the research expects the teacher to realize that technology is a way of attracting the student, arousing the interest of the class for teaching mathematics especially for teaching the functions of the first and second grade, however technology can be inserted. on several math subjects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-11T18:08:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBS04102019.pdf: 831340 bytes, checksum: 04869c6177daf7c6ee35756e7a4d09bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T18:08:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBS04102019.pdf: 831340 bytes, checksum: 04869c6177daf7c6ee35756e7a4d09bd (MD5) Previous issue date: 2019-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectMicrosoft Excel (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics (Elementary school)pt_BR
dc.subjectFunctions (Mathematics)pt_BR
dc.subjectMicrosoft Excel (Computer program)pt_BR
dc.titleUtilizando o software Microsoft Office Excel na abordagem dos conceitos iniciais de função do 1° e 2° graupt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Agnes Liliane Lima Soares de-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral utilizar o software Microsoft Excel na abordagem dos conceitos iniciais de função do 1º e 2º grau. Para alcançar os objetivos foi feito uma revisão bibliográfica sobre o ensino de função do primeiro e segundo grau no 9° ano do Ensino Fundamental, sobre o uso da tecnologia no ensino da Matemática, foi analisado também dois livros didáticos de duas editoras diferentes. Como técnicas metodológicas: a pesquisa descritiva e exploratória, aos procedimentos a pesquisa é bibliográfica e o estudo de caso, quanto a abordagem do problema a pesquisa foi de caráter qualitativo. Foi construída uma sequência didática que teve como objetivo geral: possibilitar habilidades no estudo de função do primeiro e do segundo grau. Fazendo uso do software Excel, como uma possibilidade de incentivar os alunos motivando-os a busca pelos saberes matemáticos, e despertar no professor de matemática a busca por novas metodologia na sala de aula. Com a pesquisa espera-se que o professor perceba que a tecnologia é uma forma de atrair o aluno, despertando o interesse da turma para o ensino da matemática em especial para o ensino das funções do primeiro e do segundo grau, no entanto a tecnologia pode ser inserida em diversos assuntos da matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBS04102019.pdf811,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons