Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Hugo Santos da-
dc.date.accessioned2020-03-11T18:26:02Z-
dc.date.available2019-09-24-
dc.date.available2020-03-11T18:26:02Z-
dc.date.issued2019-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17103-
dc.description.abstractThe present work has as its theme the use of Archimedes' discoveries and inventions, specifically the work Floating Bodies in Mathematics classes, having as its general objective to analyze the potentialities and limitations of a mathematics teaching proposal that uses the theme of the referred work in a High School class. Our intention was to answer the following question: what are the potentialities and limitations of a teaching proposal that aims to use one of the principles of Archimedes, Floating Bodies, in Mathematics teaching specifically in high school? The theoretical basis used were the works of D 'Ambrósio (2000), Saito (2016), Mendes (2001),) among others. The nature of the research has an exploratory nature, with a qualitative approach, and the case study was used as a research procedure in the use of the didactic sequence, applied in a class of the 1st grade of a state school, located in the municipality of Rio Tinto-PB, which was attended by 19 students aged 16 to 20 years. The data collection instruments used in the research were the didactic sequence activities and the evaluation questionnaire. Observing the results, they indicate that the students had difficulties in relating the historical concepts studied with their daily life and also had difficulty in interpreting questions in the activities performed in the didactic sequence. Even in the face of the difficulties presented, we conclude that the use of Archimedes' discovery and inventions uses promoted a greater interest for the study of mathematical contents, stimulated students to think mathematically, helped students have a more active posture in mathematics classes and allowed that students learn from situations contained in their daily lives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-11T18:26:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HSS26092019.pdf: 1451917 bytes, checksum: f32dd17a2081a58e7bde08d2d6fbd471 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T18:26:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HSS26092019.pdf: 1451917 bytes, checksum: f32dd17a2081a58e7bde08d2d6fbd471 (MD5) Previous issue date: 2019-09-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectArquimedes de Siracusapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics (High school)pt_BR
dc.titleO uso das descobertas e invenções de Arquimedes nas aulas de matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Graciana Ferreira-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema o uso das descobertas e invenções de Arquimedes,especificamente a obra Corpos Flutuantes nas aulas de Matemática. O objetivo geral é analisar as potencialidades e limitações de uma proposta de ensino da Matemática que utiliza o tema da referida obra em uma turma da 1ª série do Ensino Médio. Esse trabalho teve intenção de responder o seguinte questionamento: quais as potencialidades e limitações de uma proposta de ensino que visa utilizar um dos princípios de Arquimedes, Corpos flutuantes,no ensino da Matemática especificamente no ensino médio?A fundamentação teórica utilizada foram os trabalhos de D’ Ambrósio (2000), Saito (2016), Mendes (2001),) entre outros. A natureza da pesquisa tem cunho exploratório, com uma abordagem qualitativa, e foi utilizado o estudo de caso como procedimento de investigação na utilização da sequência didática, aplicada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede estadual, situada no município de Rio Tinto-PB, o qual teve como participantes 19 alunos com idades entre 16 e 20 anos.Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa foram as atividades da sequência didática e o questionário avaliativo. Ao observar os resultados obtidos, os mesmos indicam que os alunos apresentaram dificuldades em relacionar os conceitos histórico estudado com seu cotidiano e também apresentaram dificuldade na interpretação de questões nas atividades realizadas da sequência didática. Mesmo diante as dificuldades apresentadas,concluímos que a utilização do usa das descobertas e invenções de Arquimedes promoveu um maior interesse para o estudo dos conteúdos matemáticos, estimulou os alunos a pensar matematicamente, auxiliou os alunos terem uma postura mais ativa nas aulas de matemática e permitiu que os alunos aprendessem com situações do seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HSS26092019.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons