Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Franciclaudio de Meireles-
dc.date.accessioned2020-03-11T18:40:18Z-
dc.date.available2019-07-18-
dc.date.available2020-03-11T18:40:18Z-
dc.date.issued2019-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17104-
dc.description.abstractThe present work had as general objective to investigate the professional and social performance of the educator Rogéria Gaudencio do Rêgo highlighting her contributions to the formation of Teachers in the Paraíba State, in order to contribute to the beginning of the movement of Mathematics Education in Paraíba. The outline of this work was developed from the memory of the researcher, about his life trajectory and professional performance, to which we investigated points that made him choose Mathematics with a field of activity, his strong bond with the teaching that is his main work during her role as trainer and the obstacles faced during her career. For the accomplishment of the objectives we use a qualitative approach, as for its methods we use Oral History and Documentary Research. For the theoretical contribution some works were consulted, in which we can cite Alberti 2004, Diniz (2017), Garnica (2012), Rêgo (2018/2019), Valente (2007) and Tadif (2012). About the contributions of this work we highlight the experience acquired by the researcher, since for the accomplishment of the research were explored some theories, as well as for the scientific environment in which one can bring reflections through this study. With such contributions it is suggested that there be new research on themes such as this, due to the importance of bringing to the academic world reflections on the aspects of teacher training and the contributions of characters in this process. Thus, we conclude that the educator Rogéria has its importance in the training of teachers in the state of Paraíba with its prominence being evidenced with a broad teaching career and acting in several programs in the area of research and extension.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-11T18:40:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMS18072019.pdf: 873952 bytes, checksum: 01ccbcade4a4d2477ab03337066aac0f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T18:40:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMS18072019.pdf: 873952 bytes, checksum: 01ccbcade4a4d2477ab03337066aac0f (MD5) Previous issue date: 2019-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRogéria Gaudencio do Rêgopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleA educadora Rogéria Gaudencio do Rêgo e suas contribuições para a formação de professores no Estado da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Graciana Ferreira-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral investigar a atuação profissional e social da educadora Rogéria Gaudencio do Rêgo destacando suas contribuições para a formação de Professores no Estado Paraíba. O tracejado deste trabalho foi desenvolvido a partir da memória da pesquisadora, sobre sua trajetória de vida e atuação profissional. Investigamos pontos que a fizeram escolher a Matemática como área de atuação, o seu laço forte com a docência que é o seu principal trabalho durante sua atuação como formadora e os obstáculos enfrentados durante sua trajetória. Para a efetivação dos objetivos utilizamos uma abordagem qualitativa, quanto aos seus métodos utilizamos a História Oral e a Pesquisa Documental. Para o aporte teórico foram consultadas algumas obras, dentre as quais, podemos citar Alberti 2004, Diniz (2017), Garnica (2012), Rêgo (2018/2019), Valente (2007), Tadif (2012). Sobre as contribuições desse trabalho destacamos a experiência adquirida pelo pesquisador, já que para a realização da pesquisa foram exploradas algumas teorias, bem como para o meio científico no qual se pode trazer reflexões através deste estudo. Com tais contribuições sugere-se que haja novas pesquisas sobre temáticas como esta, devido à importância de trazer para o meio acadêmico reflexões sobre os aspectos da formação de professores e as contribuições de personagens deste processo. Assim, concluímos que a educadora Rogéria tem sua importância na formação de professores no estado da Paraíba com seu destaque sendo evidenciado com uma ampla carreira docente e atuação em diversos programas na área de pesquisa e extensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMS18072019.pdf853,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons