Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17105
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Daniele Cordeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T18:53:43Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08 | - |
dc.date.available | 2020-03-11T18:53:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17105 | - |
dc.description.abstract | This paper aimed to show the potentialities and limitations of the game What is the Number? In teaching the four operations. The work activities were performed with students in the 6th grade of a public elementary school, in the city of Curral de Cima / PB. The research was a qualitative approach in which a didactic sequence was experienced with the game and as an instrument for data collection, observation and a textual production about the game. As theoretical framework we use Grando (2000), Mathematics PCN (BRAZIL, 1998), BNCC (BRAZIL, 2019), Smolle (2006) and Santos (2011), among others. From the data raised from the experience of the workshop, observation and textual production, indicated that the game brings benefits, providing socialization among students and may be appropriate for working with operations in elementary school. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-11T18:53:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCS08102019.pdf: 1445358 bytes, checksum: bcfa7bce0dc11e831a07c77b32a1e849 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-11T18:53:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCS08102019.pdf: 1445358 bytes, checksum: bcfa7bce0dc11e831a07c77b32a1e849 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Mathematics (Elementary school) | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.title | As potencialidades e limitações do jogo “Qual é o número?" nas quatro operações básicas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Francisca Terezinha Oliveira | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo mostrar as potencialidades e limitações do jogo Qual é o Número? No ensino das quatro operações. As atividades do trabalho foram realizadas com alunos no 6° ano de uma escola pública do Ensino Fundamental, na Cidade de Curral de Cima/ PB. A pesquisa foi de abordagem qualitativa na qual foi vivenciada uma sequência didática com o jogo e como instrumento de coleta de dados, a observação e uma produção textual sobre a realização do jogo. Como referencial teórico utilizamos Grando (2000), PCN de Matemática (BRASIL, 1998), BNCC (BRASIL, 2019), Smolle (2006) e Santos (2011), dentre outros. Dos dados suscitados a partir da vivência da oficina, da observação e da produção textual, indicaram que o jogo traz benefícios, proporcionando socialização entre os alunos e pode ser adequado para o trabalho com as operações no Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DCS08102019.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons