Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Zildikelly Alves da-
dc.date.accessioned2020-03-12T12:09:08Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2020-03-12T12:09:08Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17113-
dc.description.abstractThe present work had as general objective to analyze the mistakes made by the students in the resolution of potentiation questions in a 7th grade elementary school class. The study was developed with a total of 32 students from a class in a public school of the state network of Jacaraú - PB. In this work we have also presented a little of the history of potentiation over time and also the orientations present in the official documents regarding the teaching of potentiation. The methodology used for the development of the research in relation to the objectives is characterized as descriptive. Regarding the approach is characterized in qualitative and as regards the technical procedures was classified as case lifting. The data collection instrument used was a diagnostic questionnaire applied to the research target group, initially composed of three closed questions, whose objective was to know the profile of the students involved and two questions related to the potentiation content. Regarding the results, it was observed that the students have difficulties mainly in the definition of potentiation attributing in most cases the multiplication between base and exponent, as well as in the powers that involve negative numbers. It is also worth mentioning that the results obtained through this research serve as a basis for the teacher to plan and develop actions that help in supplying the difficulties presented by his students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-12T12:09:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ZAS01102019.pdf: 1836601 bytes, checksum: e368b7357090915c1dc4d74e511aa551 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-12T12:09:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ZAS01102019.pdf: 1836601 bytes, checksum: e368b7357090915c1dc4d74e511aa551 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics (Elementary school)pt_BR
dc.subjectPotenciaçãopt_BR
dc.titlePotenciação: uma análise de erros na resolução de questões em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Agnes Liliane Lima Soares de-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral analisar os erros cometidos pelos alunos na resolução de questões de potenciação em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido com um total de 32 alunos de uma turma em uma escola pública da rede estadual do município de Jacaraú – PB. Neste trabalho foi apresentado também um pouco da história da potenciação ao longo dos tempos e ainda as orientações presentes nos documentos oficiais a respeito do ensino da potenciação. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa em relação aos objetivos caracteriza-se como descritiva. Quanto à abordagem caracteriza-se em qualitativa e no que se refere aos procedimentos técnicos classificou-se como levantamento de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário diagnóstico aplicado na turma alvo da pesquisa, composto inicialmente por três questões fechadas, cujo objetivo foi de conhecer o perfil dos alunos envolvidos e duas questões referentes ao conteúdo de potenciação. Em relação aos resultados, observou-se que os alunos apresentam dificuldades principalmente na própria definição de potenciação atribuindo na maioria das vezes a multiplicação entre base e expoente, como também nas potências que envolvem números negativos. Cabe destacar ainda, que os resultados obtidos por meio desta pesquisa servem de base para o professor planejar e desenvolver ações que auxiliem no suprimento das dificuldades apresentadas por seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZAS01102019.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons