Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ramon Soares dos-
dc.date.accessioned2020-03-12T12:37:34Z-
dc.date.available2019-09-30-
dc.date.available2020-03-12T12:37:34Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17116-
dc.description.abstractThis paper proposes an investigation on the use of games and concrete materials in the teaching of algebra in the 8th grade of elementary school. It seeks to lead students to learn algebraic concepts; also to identify, in a problem situation, the presence of something unknown that can be determined; and to interpret the unknown as an entity that can assume specific values and use it to formulate expressions. The aim of this paper is to discuss the possibility of using games and concrete materials for teaching algebraic expressions in the 8th grade of elementary school, as well as presenting a didactic sequence based on meaningful learning for studying algebraic expressions using games and concrete materials, in order to lead students to learn these concepts in a playful and pleasant way. The following were developed four activities in order to enable students a new learning perspective, an approach to the content, stimulating their interest and helping the learning process in general. This research has a qualitative and exploratory approach, and it is characterized as a case study, developed in a class 8th Year of a school public located in Mamanguape, Paraíba, Brazil. It involves a deep study with few objects, so as to allow their broad and detailed knowledge.From the data obtained, we conclude that the use of didactic resources such as games and concrete materials is fundamental and it contributes significantly to the development and learning of students, because, by participating in these activities students interact and dialogue with each other, which contributes to the development of their representative abilities, creativity, imagination and comprehension. After the intervention, we concluded that the use of mathematical games and concrete materials in Math classes can provide students with relaxed and engaging moments, helping to improve the quality of teaching, as well as being a positive influence and an incentive, by showing that Math is an interesting discipline and one can learn it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-03-12T12:37:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSS30092019.pdf: 1718005 bytes, checksum: 041f638af09c571d30f132a9c8920511 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-12T12:37:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSS30092019.pdf: 1718005 bytes, checksum: 041f638af09c571d30f132a9c8920511 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGames in math teachingpt_BR
dc.titleUtilização de jogos e materiais concretos no ensino de álgebra: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Graciana Ferreira-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma investigação sobre a utilização de jogos e materiais concretos no ensino da álgebra no 8° ano do Ensino Fundamental. Busca levar os estudantes ao aprendizado de conceitos algébricos; a identificar, numa situação problema, a presença de algo desconhecido que pode ser determinado; a interpretar a incógnita como ente que pode assumir valores específicos e utilizá-la para formular expressões. O objetivo deste trabalho é discutir a possibilidade de utilização de jogos e materiais concretos para o ensino de expressões algébricas no 8º ano do Ensino Fundamental, bem como, apresentar uma sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o estudo de expressões algébricas utilizando jogos e materiais concretos, de forma a levar os estudantes ao aprendizado de conceitos algébricos de maneira lúdica e prazerosa. Na sequência foram desenvolvidas quatro atividades, a fim de possibilitar aos alunos uma nova perspectiva de aprendizagem, uma aproximação com o conteúdo, estimulando seu interesse e auxiliando a sua a aprendizagem de uma forma geral. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa, exploratória, sendo caracterizada como um estudo de caso, desenvolvida em uma turma de 8° ano de uma escola pública, localizada no município de Mamanguape-PB. Envolve um estudo profundo com poucos objetos, de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. A partir dos dados obtidos, conclui-se que a utilização de recursos didáticos como os jogos e os materiais concretos é fundamental e contribui significativamente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, pois através da participação nessas atividades os alunos interagem e dialogam uns com os outros, o que contribui para o desenvolvimento de suas capacidades representativas, de criatividade e imaginação e habilidades de compreensão. Após o término da intervenção, concluímos que o uso de jogos matemáticos e materiais concretos nas aulas de Matemática podem propiciar aos alunos momentos descontraídos e envolventes, ajudando a melhorar a qualidade do ensino, além de influenciar positivamente como incentivo mostrando que a matemática é uma disciplina interessante e que se pode aprendê-la.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSS30092019.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons