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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1718| Tipo: | TCC |
| Título: | Os desafios da organização administrativa na gestão escolar |
| Autor(es): | SILVA, Marlete Monteiro da |
| Primeiro Orientador: | PESSOA, Joseneide |
| referee1 : | MOTA, Flávio Perazzo Barbosa |
| referee2: | TORRES, Fernando José Vieira |
| Resumo: | A escolha da temática desta pesquisa partiu do pressuposto de que a gestão escolar vem ganhando espaço no contexto educacional brasileiro, caracteriza pela participação consciente de todos os envolvidos na instituição escolar. A gestão democrática da educação representou uma grande conquista constitucional em 1988 por isso é indispensável destacar que a educação é um direito de todos. Mas para o alcance desse direito, a gestão escolar precisa de organizações escolares que caminhem em conformidade com esta premissa. Sabe-se que as escolas perpassam por vários desafios, dentre eles, a organização administrativa no âmbito escolar. Nesse caso, o objetivo geral deste artigo foi realizar uma análise sobre a organização administrativa da gestão escolar de um estabelecimento municipal de ensino Virgínius da Gama e Melo, localizado em João Pessoa/Paraíba. Enquanto que os objetivos específicos foram: Examinar como se dá a organização administrativa da referida escola e identificar as principais dificuldades da gestão em relação a organização a partir da percepção dos membros que compõe a gestão (gestor e representantes do Conselho Escolar). Para realização desta pesquisa foi aplicado questionário com os membros da gestão administrativa na escola supracitada. De forma geral, percebeu-se que a organização administrativa necessita de alguns ajustes em relação às dificuldades existentes na gestão democrática da referida escola, pois os dados objetivos e subjetivos das respostas dos participantes da pesquisa revelaram determinadas contradições entre eles que considerarem a gestão administrativa satisfatória com75% e nos dados abertos, eles afirmaram que a gestão da escola, não atua de forma democrática, carecendo de conhecimentos sobre gestão, partilha de poder e planejamento. Por fim, a pesquisa revelou que o processo de organização administrativa da gestão da escola é indispensável para que o gestor esteja sempre ciente do posicionamento dos outros membros da gestão escolar. |
| Abstract: | The choice of the theme of this research was based on the assumption that school management is gaining space in the Brazilian educational context, characterized by the conscious participation of all those involved in the school institution. The democratic management of education represented a great constitutional achievement in 1988, so it is essential to emphasize that education is a right for all. But to achieve this right, school management needs school organizations that walk in accordance with this premise. It is known that the schools are facing several challenges, among them, the administrative organization in the school environment. In this case, the general objective of this article was to carry out an analysis about the administrative organization of the school management of a municipal teaching establishment Virgínius da Gama e Melo, located in João Pessoa / Paraíba. While the specific objectives were: To examine how the administrative organization of this school is given and to identify the main difficulties of management in relation to the organization, based on the perception of the members that make up the management (manager and representatives of the School Board). To carry out this research, a questionnaire was applied with the members of the administrative management at the school mentioned above. In general, it was noticed that the administrative organization needs some adjustments in relation to the existing difficulties in the democratic management of the mentioned school, since the objective and subjective data of the answers of the participants of the research revealed certain contradictions among them to consider the very satisfactory administrative management With 75% and in the open data, they affirmed that the management of the school does not act in a democratic way, lacking knowledge about management, power sharing and planning. Finally, the research revealed that the administrative organization process of school management is indispensable so that the manager is always aware of the positioning of other members of the school management. |
| Palavras-chave: | GESTÃO ESCOLAR ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR GESTÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Gestão Pública |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1718 |
| Data do documento: | 29-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública |
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