Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Vivanny Carmem Fernandes de-
dc.date.accessioned2020-03-27T19:02:09Z-
dc.date.available2019-09-10-
dc.date.available2020-03-27T19:02:09Z-
dc.date.issued2019-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17210-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2020-03-27T19:02:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCFA27032020.pdf: 1031400 bytes, checksum: 4012b1f562db4d414d70bcd74cdfc00f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-27T19:02:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCFA27032020.pdf: 1031400 bytes, checksum: 4012b1f562db4d414d70bcd74cdfc00f (MD5) Previous issue date: 2019-09-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectConsciência emocionalpt_BR
dc.subjectCriatividade emocionalpt_BR
dc.subjectAutocontrole emocionalpt_BR
dc.titleCompetências socioemocionais de gestores de escolas públicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo-
dc.description.resumoO presente trabalho teve o objetivo de analisar as competências socioemocionais de gestores de escolas públicas da cidade de João Pessoa-PB, considerando o perfil multifuncional desses profissionais e seu ambiente de atuação bastante dinâmico socialmente, inserido na esfera de serviço público, com princípios determinados e modelos de gestão mais estáticos. Dessa forma surgiu a necessidade de avaliar como são caracterizadas essas competências e sua relação com a ação desses gestores. Para tanto, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado a 11 gestores de escolas públicas da rede estadual. O roteiro foi desenvolvido com base em cinco dimensões de competências socioemocionais identificadas no estudo de Macêdo (2018): consciência emocional, regulação emocional, consciência social, autocontrole emocional e criatividade emocional. De natureza qualitativa, a análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo. Desse modo, foi possível verificar na dimensão consciência emocional os gestores afirmaram ter facilidade de perceber e entender as próprias emoções, bem como as emoções dos outros. Na regulação emocional relataram que o processo de adaptação às mudanças é difícil, mas gera aprendizagem, e a experiência de vida força esse processo. A diversidade de papéis causa estresse e as várias fontes de pressão dificultam a manutenção do equilíbrio emocional. Na categoria consciência social destacou-se a importância de ouvir e se colocar no lugar do outro, reconhecendo quando se deve ser mais racional que emocional. A habilidade de dominar a impulsividade e não revidar numa situação de estresse se desenvolve com o tempo, apesar de sofrer com as tentativas de manter o autocontrole emocional. Em criatividade emocional percebeu-se a importância de reconhecer os seus limites e ter a consciência de pedir ajuda quando necessário para resolver uma situação e pensar no bem-estar social quando surge um conflito. Sendo assim, percebe-se que desenvolver as competências socioemocionais é de suma importância para que o gestor consiga desenvolver seu trabalho, pois é necessário estar consciente sobre como as pressões o afetam e buscar estratégias de mobilizar essas competências para lidar com um ambiente diversificado e complexo como é a comunidade escolar, de modo a facilitar os relacionamentos interpessoais e o seu próprio desempenho e bem estar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VCFA27032020.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons