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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17210Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Azevedo, Vivanny Carmem Fernandes de | - |
| dc.date.accessioned | 2020-03-27T19:02:09Z | - |
| dc.date.available | 2019-09-10 | - |
| dc.date.available | 2020-03-27T19:02:09Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17210 | - |
| dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Administração escolar | pt_BR |
| dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Competências socioemocionais | pt_BR |
| dc.subject | Administração de pessoal | pt_BR |
| dc.subject | Gestão de pessoas | pt_BR |
| dc.subject | Consciência emocional | pt_BR |
| dc.subject | Criatividade emocional | pt_BR |
| dc.subject | Autocontrole emocional | pt_BR |
| dc.title | Competências socioemocionais de gestores de escolas públicas | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve o objetivo de analisar as competências socioemocionais de gestores de escolas públicas da cidade de João Pessoa-PB, considerando o perfil multifuncional desses profissionais e seu ambiente de atuação bastante dinâmico socialmente, inserido na esfera de serviço público, com princípios determinados e modelos de gestão mais estáticos. Dessa forma surgiu a necessidade de avaliar como são caracterizadas essas competências e sua relação com a ação desses gestores. Para tanto, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado a 11 gestores de escolas públicas da rede estadual. O roteiro foi desenvolvido com base em cinco dimensões de competências socioemocionais identificadas no estudo de Macêdo (2018): consciência emocional, regulação emocional, consciência social, autocontrole emocional e criatividade emocional. De natureza qualitativa, a análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo. Desse modo, foi possível verificar na dimensão consciência emocional os gestores afirmaram ter facilidade de perceber e entender as próprias emoções, bem como as emoções dos outros. Na regulação emocional relataram que o processo de adaptação às mudanças é difícil, mas gera aprendizagem, e a experiência de vida força esse processo. A diversidade de papéis causa estresse e as várias fontes de pressão dificultam a manutenção do equilíbrio emocional. Na categoria consciência social destacou-se a importância de ouvir e se colocar no lugar do outro, reconhecendo quando se deve ser mais racional que emocional. A habilidade de dominar a impulsividade e não revidar numa situação de estresse se desenvolve com o tempo, apesar de sofrer com as tentativas de manter o autocontrole emocional. Em criatividade emocional percebeu-se a importância de reconhecer os seus limites e ter a consciência de pedir ajuda quando necessário para resolver uma situação e pensar no bem-estar social quando surge um conflito. Sendo assim, percebe-se que desenvolver as competências socioemocionais é de suma importância para que o gestor consiga desenvolver seu trabalho, pois é necessário estar consciente sobre como as pressões o afetam e buscar estratégias de mobilizar essas competências para lidar com um ambiente diversificado e complexo como é a comunidade escolar, de modo a facilitar os relacionamentos interpessoais e o seu próprio desempenho e bem estar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Administração | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VCFA27032020.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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