Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorimitsu, Marina Delgado-
dc.date.accessioned2020-03-30T13:09:06Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2020-03-30T13:09:06Z-
dc.date.issued2019-09-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17224-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2020-03-30T13:09:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MDM30032020.pdf: 560233 bytes, checksum: 7db7b7b335182c5d70b34de781409546 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-30T13:09:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MDM30032020.pdf: 560233 bytes, checksum: 7db7b7b335182c5d70b34de781409546 (MD5) Previous issue date: 2019-09-11en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMercado consumidorpt_BR
dc.subjectComércio de carrospt_BR
dc.subjectEstímulos sensoriaispt_BR
dc.subjectProcesso de comprapt_BR
dc.titleComportamento do consumidor de veículos de motor 1000CC: Uma análise dos estímulos sensoriais no processo de comprapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares Neto, João Batista-
dc.description.resumoOs estímulos sensoriais relacionados à imagem, aos sons, aos odores e à textura estão presentes nos ambientes de loja, à exemplo das revendedoras de carros. Dessa forma, o presente estudo tem como problemática a influência dos estímulos sensoriais no processo de compra de veículos 1000cc. A partir desta problemática foi derivado o objetivo de analisar as influências dos estímulos sensoriais no processo de compra de carros 1000cc. Foram realizadas dez entrevistas semi-estruturadas com clientes da loja Nippon Veículos. As entrevistas foram transcritas e analisadas à luz da análise de conteúdo mediante quatro categorias: imagem, som, odor e textura. Com relação a imagem foi verificado que o tamanho, formato e cor do carro são critérios mais observados e considerados no momento da compra e as cores neutras (branco, preto e prata) são as mais buscadas. No tocante aos sons foi constatado que o barulho do motor é um determinante de compra e que a música calma no ambiente de loja estimula o consumo. Já com relação aos odores a pesquisa mostrou que o "cheiro a carro nono" agrada o público e que a loja não possui uma fragrância específica. Por fim, no que tange a textura foi identificado que o toque sensibiliza o consumidor e desperta nele o interesse de compra. O presente estudo concluiu que todos os estímulos sensoriais são fundamentais no processo de compra de veículos 1000cc, sendo as imagens e os sons os principais influenciadores no processo decisório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDM30032020.pdf547,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons