Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17224
Tipo: TCC
Título: Comportamento do consumidor de veículos de motor 1000CC: Uma análise dos estímulos sensoriais no processo de compra
Autor(es): Morimitsu, Marina Delgado
Primeiro Orientador: Soares Neto, João Batista
Resumo: Os estímulos sensoriais relacionados à imagem, aos sons, aos odores e à textura estão presentes nos ambientes de loja, à exemplo das revendedoras de carros. Dessa forma, o presente estudo tem como problemática a influência dos estímulos sensoriais no processo de compra de veículos 1000cc. A partir desta problemática foi derivado o objetivo de analisar as influências dos estímulos sensoriais no processo de compra de carros 1000cc. Foram realizadas dez entrevistas semi-estruturadas com clientes da loja Nippon Veículos. As entrevistas foram transcritas e analisadas à luz da análise de conteúdo mediante quatro categorias: imagem, som, odor e textura. Com relação a imagem foi verificado que o tamanho, formato e cor do carro são critérios mais observados e considerados no momento da compra e as cores neutras (branco, preto e prata) são as mais buscadas. No tocante aos sons foi constatado que o barulho do motor é um determinante de compra e que a música calma no ambiente de loja estimula o consumo. Já com relação aos odores a pesquisa mostrou que o "cheiro a carro nono" agrada o público e que a loja não possui uma fragrância específica. Por fim, no que tange a textura foi identificado que o toque sensibiliza o consumidor e desperta nele o interesse de compra. O presente estudo concluiu que todos os estímulos sensoriais são fundamentais no processo de compra de veículos 1000cc, sendo as imagens e os sons os principais influenciadores no processo decisório.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Mercado consumidor
Comércio de carros
Estímulos sensoriais
Processo de compra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17224
Data do documento: 11-Set-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDM30032020.pdf547,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons