Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1723
Tipo: TCC
Título: Egresso acadêmico: um estudo do perfil do curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): OLIVEIRA, Arthur Mendes de
Primeiro Orientador: PESSOA, Joseneide Souza
referee1 : CABRAL, Sabrina de Melo
referee2: ARAÚJO, Nicolas Renato Siqueira de
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso é fruto de uma experiência de iniciação científica a partir de minha participação como bolsista voluntário do Projeto de Pesquisa “O PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE GESTÃO PÚBLICA DA UFPB”, realizado no Departamento de Gestão Pública. O referido projeto de pesquisa apresenta três dimensões de análise: A primeira dimensão se refere aos aspectos socioeconômicos; segunda, a situação do mercado de trabalho dos egressos e a terceira dimensão, avalia a situação pedagógica do curso a partir da percepções de egressos e concluintes de 2015.1. Enquanto bolsista, coube desenvolver uma análise as dimensões dos aspectos socioeconômicos e de mercado de trabalhos. A partir deste recorte, este estudo tem por objetivo geral analisar e formar o perfil dos egressos do curso de gestão pública da UFPB. A metodologia do estudo foi realizada por uma tipologia exploratória e de levantamento. Tendo como universo da pesquisa os egressos e concluintes do curso de Gestão Pública que no período de 2013.1 a 2014.2 se formaram 48 alunos. A amostra foi do tipo não-probabilística, se deu por meio do acesso à população amostral por contato direto e e-mail, totalizando 27 colaboradores da pesquisa, atingindo 56,2% do Universo da pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário formulado com perguntas fechadas e abertas. Constatou-se, dentre outros dados, que os colaboradores da pesquisa se identificam com curso, considerando uma escolha atrativa por proporcionar uma formação ampla que os qualifica para atuar em organizações privadas e públicas.
Abstract: This work Completion of course is the result of scientific research experience from my participation as a volunteer Fellow of the Research Project "The egress PROFILE OF PUBLIC MANAGEMENT COURSE UFPB" held at the Department of Public Management. That research project has three analytical dimensions: The first dimension refers to the socio-economic aspects; second, the situation of the labor market for graduates and the third dimension, assesses the educational situation of the course from the perceptions of graduates and graduates of 2015.1. While stock market, fell develop an analysis of the dimensions of socio-economic aspects and job market. From this cut, this study has the general objective to analyze and form the profile of graduates of public management course UFPB. The methodology of the study was carried out by an exploratory and survey type. With the world of research graduates and students were graduating in Public Management in the period 2013.1 to 2014.2 graduated 48 students. The sample was non-probabilistic, was through access to sample population by direct contact and e-mail, totaling 27 employees of research, reaching 56.2% of the survey universe. The data collection instrument was a questionnaire formulated with closed and open questions. It found, among other data, the research collaborators identify with course considering an attractive choice for providing extensive training that qualifies them to work in private and public organizations.
Palavras-chave: FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NA UFPB
EGRESSOS EM GESTÃO PÚBLICA DA UFPB
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA DA UFPB
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1723
Data do documento: 7-Dez-2015
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMO03082017.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons