Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Tiago Francelino da-
dc.date.accessioned2020-03-30T20:49:09Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2020-03-30T20:49:09Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17235-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2020-03-30T20:49:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TFS30032020.pdf: 1055236 bytes, checksum: 9eec40ad7c00e2120f01920484d1b2c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-30T20:49:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TFS30032020.pdf: 1055236 bytes, checksum: 9eec40ad7c00e2120f01920484d1b2c7 (MD5) Previous issue date: 2019-09-09en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração de marketingpt_BR
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectSereias da Penhapt_BR
dc.title“Sereiando” em alto mar: elaboração de estratégias de marketing para a Associação De Artesãs Sereias da Penhapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de-
dc.description.resumoO presente artigo tecnológico teve como objetivo orientar um maior conhecimento e compreensão a respeito da economia criativa em uma perspectiva aplicada ao artesanato, propondo estratégias de marketing para uma associação de artesãs pessoenses de biojoias. As Sereias da Penha, surgiram a partir de iniciativas de fomento do poder público, por conta disso e de características próprias aos artesãos, sofrem com problemas de gestão, dispondo de uma necessidade de melhoria da sua atuação, tendo em vista o mercado globalizado cada vez mais exigente e os impactos positivos do projeto para a comunidade. Existe então o propósito de diminuir a dependência de ações do poder público na associação, dando assim maior autonomia e atenção a gestão de Marketing, ponto crucial para o desenvolvimento de qualquer negócio, incluindo os artesanais. Para atingir esse objetivo foram utilizados como métodos de coleta de dados a entrevista, a partir roteiros semiestruturados, e a observação, com o intuito de observar as práticas de trabalho do grupo. Foi feita ainda pesquisa documental em sites para complementação de informações a respeito do surgimento das Sereias da Penha. O diagnóstico foi baseado em atributos do composto de marketing e contou com o auxílio da análise ambiental (SWOT) no processo. Algumas das principais intervenções sugeridas, foram: Criação de um posicionamento de mercado que alinhe o simbolismo das peças a identidade cultural do grupo (Promoção), parceria com Designers (sugerimos o programa SEBRAETEC) para o design das peças e criação das coleções (Produto), analise dos preços da concorrência e dos custos na definição do preço de venda das peças (Preço) e parcerias com restaurantes e hotéis para exposição e venda dos produtos (Praça).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFS30032020.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons