Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17235
Tipo: TCC
Título: “Sereiando” em alto mar: elaboração de estratégias de marketing para a Associação De Artesãs Sereias da Penha
Autor(es): Silva, Tiago Francelino da
Primeiro Orientador: Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de
Resumo: O presente artigo tecnológico teve como objetivo orientar um maior conhecimento e compreensão a respeito da economia criativa em uma perspectiva aplicada ao artesanato, propondo estratégias de marketing para uma associação de artesãs pessoenses de biojoias. As Sereias da Penha, surgiram a partir de iniciativas de fomento do poder público, por conta disso e de características próprias aos artesãos, sofrem com problemas de gestão, dispondo de uma necessidade de melhoria da sua atuação, tendo em vista o mercado globalizado cada vez mais exigente e os impactos positivos do projeto para a comunidade. Existe então o propósito de diminuir a dependência de ações do poder público na associação, dando assim maior autonomia e atenção a gestão de Marketing, ponto crucial para o desenvolvimento de qualquer negócio, incluindo os artesanais. Para atingir esse objetivo foram utilizados como métodos de coleta de dados a entrevista, a partir roteiros semiestruturados, e a observação, com o intuito de observar as práticas de trabalho do grupo. Foi feita ainda pesquisa documental em sites para complementação de informações a respeito do surgimento das Sereias da Penha. O diagnóstico foi baseado em atributos do composto de marketing e contou com o auxílio da análise ambiental (SWOT) no processo. Algumas das principais intervenções sugeridas, foram: Criação de um posicionamento de mercado que alinhe o simbolismo das peças a identidade cultural do grupo (Promoção), parceria com Designers (sugerimos o programa SEBRAETEC) para o design das peças e criação das coleções (Produto), analise dos preços da concorrência e dos custos na definição do preço de venda das peças (Preço) e parcerias com restaurantes e hotéis para exposição e venda dos produtos (Praça).
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Administração de marketing
Economia criativa
Artesanato
Sereias da Penha
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17235
Data do documento: 9-Set-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFS30032020.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons