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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17239
Tipo: TCC
Título: Marketing em bibliotecas: a promoção dos serviços de informação no Sistema de Bibliotecas da UFPB campus I
Autor(es): Sá, Jandui Benício de
Primeiro Orientador: Baldanza, Renata
Resumo: O marketing nos dias de hoje está repaginado e multifacetado para promover todos os ambientes, isto decorre de muitos movimentos que vem desde a revolução industrial onde havia maior necessidade de escoamento de produção onde o foco era no produto. Nessa evolução chegamos ao estágio do cliente em primeiro lugar que se tornou exigente, e cheio de informações e muito consciente do que querem nas suas aquisições de produtos e serviços que lhes interessam. Assim um novo momento nasce na maneira de se fazer marketing, momento este onde a informação integrada junto à tecnologia promove uma revolução na forma de pensar e agir nas atuações de troca em qualquer negócio, inclusive nas unidades informacionais, daí a necessidade de esses ambientes se inserirem cada vez mais com afinco em suas ações de marketing a fim de atrair e reter seus usuários e promover os seus serviços. Nesse sentido o estudo tem como tema o marketing aplicado a bibliotecas universitárias, sendo o foco da presente pesquisa a investigação sobre a aplicação do marketing na Biblioteca Central do campus I e como está sendo realizada a promoção de seus serviços bem como se essas ações são transmitidas para as bibliotecas setoriais, em caso especifico as setoriais do CCJ/UFPB e CCSA/UFPB que fazem parte do SISTEMOTECA da UFPB. A metodologia utilizada combina pesquisa bibliográfica em fontes de informação convencionais e digitais e o método Survey, método este que tem como finalidade tecer uma abordagem qualitativa que venha demonstrar as opiniões dos sujeitos da pesquisa por meio de questionários e entrevistas, como afirma FREITAS, et al. (2000, p.105 apud TANUR, 1993). Concluímos que as ações de marketing seguem um padrão originário da BC, porém as Bibliotecas setoriais que fazem parte do SISTEMOTECA têm autonomia para criar novas e até melhores ações de marketing de acordo com disponibilidade de recursos e criatividade do gestor de marketing de cada biblioteca.
Abstract: Marketing today is being revamped and multifaceted to promote all environments, this stems from many movements that come from the industrial revolution where there was a greater need for production flow where the focus was on the product. In this evolution we have reached the first customer stage that has become demanding, knowledgeable and very aware of what they want in their purchases of products and services that interest them. Thus a new moment is born in the way of marketing, a moment where information integrated with technology promotes a revolution in the way of thinking and acting in the exchange actions in any business, including informational units, hence the need for these environments to be engage more and more hard in their marketing efforts to attract and retain their users and promote their services. In this sense, the study has as its theme the marketing applied to university libraries. The focus of the present research is the investigation about the marketing application in the Central Library of campus I and how the promotion of its services is being carried out and if these actions are transmitted. for the sector libraries, in this case the CCJ / UFPB and CCSA / UFPB sectoral libraries that are part of the UFPB SYSTEM. The methodology used combines bibliographic research in conventional and digital information sources and the Survey method, which method aims to weave a qualitative approach that will demonstrate the opinions of the research subjects through questionnaires and interviews, as stated by FREITAS, et al. (2000, p.105 apud TANUR, 1993). We conclude that marketing actions follow a pattern originating from BC, but the Sector Libraries that are part of SISTEMOTECA have the autonomy to create new and even better marketing actions according to the availability of resources and creativity of the marketing manager of each library.
Palavras-chave: Administração de marketing
Marketing em bibliotecas
Bibliotecas universitárias
Biblioteca Setorial - CCJ/UFPB
Biblioteca Setorial - CCSA/UFPB
Sistemoteca - UFPB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17239
Data do documento: 13-Set-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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