Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Karlos Wojtyla Oliveira de-
dc.date.accessioned2020-04-08T11:04:57Z-
dc.date.available2018-11-23-
dc.date.available2020-04-08T11:04:57Z-
dc.date.issued2018-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17255-
dc.description.abstractStudies on motivation have been increasing in relation to sport, the motivational aspects are important factors for permanence of the individual in sport. Some studies explain the causes, reasons and reasons that lead a person to maintenance in sports practice. The purpose of this qualitative case study was to analyze the motivation of disabled people in the practice of athletics at the UFPB. Participated in this study, 15 athletes of the Athletics of the Federal University of Paraíba of both sexes and who has some deficiency. The QMAD was translated and adapted from the Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill et al., 1983) translated and adapted by Serpa and Frias (1991). This instrument is formed by 30 items, grouped into 6 factors, being the factor 1- Realization / Statute, Factor 2 - Sports Objectives, Factor 3 - Group Orientation, Factor 4- Excitation, Factor 5- Funtion and Factor 6- Social Influence. And the answers are given on a Likert-type scale, representing 1- "nothing important", 2- "unimportant", 3- "important", 4- "very important" and 5- "totally important”. The data were analyzed qualitatively through descriptive statistics. Consent collections, through an informed consent form signed by the participants. The study analyzed that the issues "improve technical skills" and "overcome challenges", "intrinsic" characteristics and "sport objective" category, have a greater motivational importance for the disabled in the practice of athletics in the UFPB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2020-04-08T11:04:57Z No. of bitstreams: 1 KWOF23112018.pdf: 2515885 bytes, checksum: 04ec96dfe2f90a829bf41f477980a025 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-08T11:04:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KWOF23112018.pdf: 2515885 bytes, checksum: 04ec96dfe2f90a829bf41f477980a025 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAtletismopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleMotivação de Deficientes na Prática de Atletismo na UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Ana Cristina Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1260181932770425pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1260181932770425pt_BR
dc.description.resumoOs estudos sobre motivação vêm ampliando cada vez mais em relação ao esporte, os aspectos motivacionais são fatores importantes para a permanência do indivíduo no esporte. Alguns estudos explicam as causas, razões e motivos que levam uma pessoa há manutenção na prática esportiva. O presente estudo de caso, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar a motivação de deficientes na prática de atletismo na UFPB. Participaram deste estudo, 15 atletas do atletismo da Universidade Federal da Paraíba de ambos os sexos e que possui alguma deficiência. Para a coleta de dados será escolhido o questionário QMAD (Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas), com o objetivo de avaliar os motivos para a prática desportiva. O QMAD foi traduzido e adaptado do Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill et al., 1983) traduzido e adaptado por Serpa e Frias (1991). Este instrumento é formado por 30 itens, agrupados em 6 fatores, sendo o fator 1- Realização/Estatuto, fator 2- Objetivos Desportivos, fator 3- Orientação para o Grupo, fator 4- Excitação, fator 5- Divertimento e o fator 6- Influência Social. E as respostas são dadas numa escala de tipo Likert, representando o 1- “nada importante”, 2- “pouco importante”, 3- “importante”, 4- “muito importante” e o 5- “totalmente importante”. Os dados foram analisados de forma qualitativa através de estatística descritiva. As coletas consentidas, através de um termo de consentimento assinado pelos participantes. O estudo analisou que as questões “melhorar as capacidades técnicas” e “ultrapassar desafios”, características “intrínsecas” e categoria “objetivo desportivo”, possuem maior importância motivacional para os deficientes na prática de atletismo na UFPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KWOF23112018.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.