Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17269
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Os pilares do fitdance: e a percepção dos praticantes |
Autor(es): | Delfino, Welton |
Resumo: | Nas academias há uma busca crescente por aulas coletivas, uma das modalidades com maior procura é a aula de dança. Há vários programas de aulas de dança que hoje são ofertados pelas academias aos seus clientes, e um desses programas é o FitDance. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é compreender a percepção dos praticantes de Fitdance com relação aos 5 D‟s (dança, divertido, dinâmico, democrático e desafiador), propostos pelo programa. Esse estudo é caraterizado como uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram20 mulheres, com faixa etária entre 18 a 50 anos, praticantes de FitDance há pelo menos 3 meses. As entrevistas aconteceram em três academias localizadas na zona Sul da cidade de João Pessoa. Os instrumentos utilizados para essa pesquisa foram um Roteiro de Entrevista Semiestruturada e um Roteiro de Observação. As análises dos dados foram realizadas de forma qualitativa, por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os dados deste estudo apontam que a dança nas academias vem proporcionando novas experiências aos alunos, experiências estas que não estão relacionadas apenas ao físico, como também a fatores motivacionais, comportamentais e socialização dos seus praticantes. Com isso pode-se constatar que os praticantes de FitDance conseguem compreender que sua prática proporciona a seus adeptos bem mais do que uma dança, proporciona um novo estilo de vida para essas pessoas. |
Abstract: | In the academies there is an increasing search for collective classes, one of the modalities with greater demand is the dance class. There are several dance classes programs that are offered by the academies to their clients, and one of these programs is FitDance. In this sense, the objective of the present study is to understand the perception of Fitdance practitioners in relation to the 5 D's (dance, fun, dynamic, democratic and challenging) proposed by the program. This study is characterized as a qualitative approach research. The subjects of the research were 20 women, aged between 18 and 50 years, FitDance practitioners for at least 3 months. The interviews took place in three academies located in the southern zone of the city of João Pessoa. The instruments used for this research were a Semistructured Interview Roadmap and an Observation Roadmap. The analysis of the data was performed in a qualitative way, through the Bardin Content Analysis. The data of this study indicate that the dance in the academies has been giving new experiences to the students, experiences that are not related only to the physical, but also to the motivational, behavioral factors and socialization of its practitioners. With this you can see that FitDance practitioners can understand that their practice provides their fans with more than a dance, provides a new lifestyle for these people. |
Palavras-chave: | Academias de Ginástica Dança Fitdance Qualidade de Vida |
CNPq: | CNPQ: Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17269 |
Data do documento: | 5-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WD13122018 - ARTIGO.pdf | 717,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.