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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17270
Tipo: TCC
Título: Análise da mortalidade por acidentes de transporte terrestre e agressões no semiárido brasileiro
Autor(es): Silva, Luiz Eduardo Pedro da
Primeiro Orientador: Silva, Everlane Suane de Araújo da
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre e Agressões no Semiárido brasileiro no ano de 2015. Sabendo que os homens são os mais afetados pelas causas externas de óbito, buscou-se verificar através de modelos de Tábuas de Vida, a dimensão do preju ́ızo exercido pelas causas de mortalidade consideradas, sobre os resultados de expectativa de vida, que ao nascer foi de 68,01 anos para os homens e 75,17 anos para as mulheres. Com auxílio do indicador de Anos Potenciais de Vida Perdidos, verificou-se a amplitude da quantidade de anos de vida perdidos por situação de morte prematura por ambas as causas, onde no total, os homens perderam 499.672 anos e as mulheres 75.677, comparando também possíveis similaridades entre os Semiáridos dos estados. E com o objetivo de classificar as microrregiões do Semiárido brasileiro com relação aos padrões de mortalidade dos Semiáridos de seus estados, foram propostos classificadores binários para os Acidentes de Transporte Terrestre e Agressões com base no modelo logístico, generalizando-os para dados novos através da validação cruzada K-fold, onde os valores de acurácia e F1-score para o modelo de ATT atingiram média de 0,80 e 0,85 no conjunto de teste, espectivamente. Já para o modelo de Agressões, a média de acurácia e F1-score no conjunto de teste foi de 0,78 para ambas as medidas.
Abstract: This study aimed to analyze the mortality from Land Transport Accidents and Aggressions in the Brazilian Semiarid region in 2015. Knowing that men are the most affected by external causes of death, it was sought to verify through life table models, the extent of the damage caused by the causes of mortality considered on the life expectancy results, which at birth was 68.01 years for men and 75.17 years for women. With the aid of the Potential Years of Life Lost indicator, the range of years of life lost due to premature death from both causes was verified, where in sum, men lost 499,672 years and women 75,677, also comparing possible similarities among the semiarid regions of the states. And in order to classify the micro-regions of the Brazilian Semiarid region in relation to the mortality patterns of the semiarid regions of their states, binary classifiers have been proposed for Land Transport Accidents and Aggressions based on the logistical model, generalizing them to new data through the K-fold cross-validation, where the accuracy and F1-score values for the LTA model reached means of 0.80 and 0.85 in the test set, respectively. For the Aggression model, the mean value of accuracy and F1-score in the test set was 0.78 for both measures.
Palavras-chave: Mortalidade - Acidentes de transporte terrestre
Modelos de Tábuas de Vida
Mortalidade - Semiárido brasileiro
Mortalidade - Agressões
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Estatística
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Estatística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17270
Data do documento: 26-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Estatística

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