Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17301
Tipo: | TCC |
Título: | Um estudo do desempenho de estudantes do ensino médio em questões contextualizadas envolvendo funções quadráticas |
Autor(es): | Sihler, Hermann Brederode |
Primeiro Orientador: | Rêgo, Rogéria Gaudencio do |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal pesquisar as dificuldades encontradas por estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de João Pessoa, ao responderem questões matemáticas contextualizadas envolvendo funções quadráticas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, utilizando como instrumento de produção e coleta de dados um questionário aberto contendo questões contextualizadas de edições anteriores do ENEM e vestibulares, referentes ao tema função do 2o grau, aplicado a estudantes dos 1o e 3o anos do Ensino Médio. Fizemos um comparativo dos conhecimentos demandados para resolução das questões com as recomendações da Base Nacional Comum Curricular e o livro didático de Matemática utilizado na escola campo e, após correção e análise das respostas dos estudantes participantes da pesquisa, apresentamos e discutimos as dificuldades encontradas por eles. De maneira geral os estudantes apresentaram problemas de interpretação dos enunciados e cometeram muitos erros relacionados ao domínio das operações básicas envolvendo números inteiros. Os estudantes do 1o ano apresentaram um desempenho insuficiente, apesar de já terem estudado o conteúdo abordado nas questões, na ocasião da aplicação do questionário, e os estudantes do 3o ano apresentaram melhores resultados, embora alguns tenham conseguido utilizar estratégias adequadas e gerar parte da solução, mas tão tendo chegado à resposta correta, por não ter observado com cuidado o que estava sendo solicitado no enunciado. Concluímos ser necessário um trabalho maior em sala de aula com foco em questões contextualizadas, de modo a melhorar o desempenho dos estudantes em relação à resolução de problemas matemáticos. |
Abstract: | This study aims to examine the difficulties found by high school students of a public school in João Pessoa-PB concerning contextualized mathematical questions on quadratic functions. This qualitative and exploratory research uses open questionnaire containing contextualized questions on second-degree function from previous editions of ENEM and other kind of Vestibular Exams as mechanisms of data collection and production. The questionnaires were applied to students from 1stand 3rdHigh School grades of a public school and used afterwards to make a comparative study with the recommendations of the National Common Curricular Base and Mathematics text books. The students responses were corrected and analyzed in order to understand the difficulties encountered by them. In most cases, student presented interpretation problems and several mistakes on the domain of basic operations involving whole numbers. Despite having studied the content before, students from the 1stgradehad insufficient performances. Students of the 3 rd grade were higher in quality, for some of them managed to use appropriate strategies to reach part of the solution, however the results showed that some of them were not able to find the correct answer for not having carefully observed what was being requested in the statement. The conclusion is that, in order to enhance the performance of students, it is necessary to focus on contextualized issues as to improve their skill on solving mathematical problems. |
Palavras-chave: | Ensino de matemática Funções quadráticas Questões matemáticas contextualizadas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17301 |
Data do documento: | 19-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HBS23042020.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.