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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Gisele Souza da-
dc.date.accessioned2020-04-24T21:08:07Z-
dc.date.available2020-01-01-
dc.date.available2020-04-24T21:08:07Z-
dc.date.issued2019-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17322-
dc.description.abstractGiven the existing inequalities in Brazil, it is important for people to know mechanisms to better manage their finances. The employees of a financial institution are privileged in this subject, since with the knowledge I acquired daily they tend to develop a posture consistent with the theories approached in the financial education. Thus, the general objective of this research is to ascertain how employees of a financial institution behave in relation to their personal finances. For this, we used a descriptive and qualitative approach through a questionnaire with objective questions applied to 44 employees. The survey results show that: (i) employees presented a satisfactory stance regarding the management of their resources; (ii) Most of them showed resistance to variable income investments; (iii) Employees still showed preference for investments in fixed income and savings; (iv) Employees with higher positions and consequently higher salaries are more receptive to variable income investments; (v) most respondents are female and aged between 31 to 40 years. Finally, it is concluded that respondents generally have a conservative profile and an attentive posture regarding their finances and investments, proving that their daily work experience contributes to a financial education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2020-04-24T21:08:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GSC24042020.pdf: 653939 bytes, checksum: 6837be23738ed7d4a777e8d13ab3b5c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-24T21:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GSC24042020.pdf: 653939 bytes, checksum: 6837be23738ed7d4a777e8d13ab3b5c6 (MD5) Previous issue date: 2019-09-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectInstituição financeirapt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.titleFinanças pessoais: um estudo do comportamento dos funcionários de uma cooperativa de créditopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Adriana Fernandes-
dc.description.resumoDiante das desigualdades existentes no Brasil, é importante que as pessoas conheçam mecanismos para administrar melhor suas finanças. Os colaboradores de uma instituição financeira são privilegiados quanto a essa temática, uma vez que com o conhecimento adquirido diariamente tendem a desenvolver uma postura condizente com as teorias abordadas na educação financeira. Desta forma, o objetivo geral dessa pesquisa consiste em averiguar como os colaboradores de uma instituição financeira se comportam em relação às suas finanças pessoais. Para isso, utilizou-se uma abordagem descritiva e qualitativa por meio de questionário com questões objetivas aplicado a 44 colaboradores. Os resultados da pesquisa mostram que: (i) os colaboradores apresentaram uma postura satisfatória quanto a gestão dos seus recursos; (ii) Em sua maioria, apresentaram resistência para aplicações de renda variável; (iii) Os colaboradores ainda apresentaram preferência por aplicações em renda fixa e poupança; (iv) Os colaboradores que apresentam cargos mais elevados e consequentemente salários mais altos se mostram mais receptivos as aplicações de renda variável; (v) a maioria dos respondentes são do sexo feminino e possuem faixa etária entre 31 a 40 anos. Por fim, conclui-se que os respondentes em geral, possuem um perfil conservador e uma postura atenta quanto as suas finanças e investimentos, comprovando que a experiência adquirida diariamente no trabalho contribui para uma educação financeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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